Gestão escolar democrática: deslocamentos de sentidos nas políticas públicas do município de Santa Maria - RS
Resumo
Este estudo problematiza a consagração da gestão democrática como modo
de gestão adotado pelo sistema público de ensino desde 1997, em Santa Maria-RS,
e seus efeitos de sentidos sobre a organização escolar e o trabalho docente,
analisando como o caráter paradoxal do termo democracia influencia a elaboração
das políticas públicas para a educação do município. Além disso, discute-se sobre
as implicações das reformas educacionais - que têm sido desenvolvidas à luz das
políticas neoliberais - e as modificações que têm ocorrido na concepção de escola,
de educação e do próprio papel dos professores nesse processo. Nesse sentido,
buscou-se investigar como esse modo de gestão tem atuado na organização escolar
através de deslizamentos semânticos, em termos de uma proposta democrática.
Num processo de busca por novos significados, apresenta-se a necessidade de os
professores buscarem formas de partilha do controle das regras discursivas e da
estrutura curricular, pois se acredita que a gestão democrática - ao se estabelecer
como normativa para o ensino público - pode contribuir com a construção de
espaços contra-hegemônicos para que o processo de gestão da escola e do
conhecimento torne-se, radicalmente, democrático.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: