Qualidade e custos na educação básica na região do Alto Jacuí - RS
Resumen
A eficiência e eficácia da gestão pública são prerrogativas que devem ser seguidas
pelos seus gestores, que devem atuar oferecendo qualidade em serviços, com
economicidade dos recursos. Estes princípios são constitucionais, também
amparados pela Lei de Responsabilidade Fiscal que exige ações planejadas e
transparentes. Neste contexto, surge a contabilidade de custos para oferecer
parâmetros que fundamentam o planejamento e mensuração de resultados. É um
instrumento que dá amparo à tomada de decisões, controle gerencial e
transparência. Esta pesquisa visa oferecer um instrumento que permite comparar
custos com a qualidade dos serviços, em termos de custos, competências e
habilidades adquiridas pelos estudantes da rede pública. Como estratégia
metodológica, utilizou-se, como amostra, 16 municípios gaúchos, onde se comparou
o custo do aluno em sala de aula, com aspectos de qualidade do ensino obtidos por
meio da nota do IDEB. Com tais resultados, pode-se estabelecer um ranking de
custos e das notas, que possibilitam avaliar os resultados. Em termos de custos,
verificou-se que estes evoluem de R$ 2.483,00 para R$ 25.983,00 por aluno/ano nos
municípios, e que suas notas variam de 3,6 para 5,1. Tais informações são muito
ricas, por permitir estabelecer padrões e metas no planejamento para exigir
resultados futuros e avaliar o desempenho dos gestores e da entidade
governamental. Com esta base, se consegue demonstrar sua eficiência, eficácia
econômica e também em termos de técnica. Neste sentido, esta pesquisa evolui em
termos de resultados, pois compara custos com as capacidades intelectuais
adquiridas pelos estudantes em seus estudos.
Colecciones
- Gestão Pública - EaD [343]
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