dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Espanhol, Marilene | |
dc.date.accessioned | 2018-07-13T11:15:23Z | |
dc.date.available | 2018-07-13T11:15:23Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13772 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, 2004. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação-continuada | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.title | A gestão que temos e a gestão que queremos: uma reflexão baseada em Paulo Freire | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão a respeito de como os educadores de hoje estão reconstruindo os conceitos que fazem parte de suas práticas cotidianas ao terem como norte a Gestão Democrática. Fala das dificuldades em reinventarmos a escola e ao mesmo tempo, da coragem e persistência dos(as) professores(as) que, apesar das adversidades impostas à profissão de professor, superam-se, buscando alternativas para terem acesso à formação continuada, refazem-se e se comprometem com o processo de mudança social. Trata da importância de oportunizar aos professores espaços de reflexão para que percebam a carga cultural lhes imposta, que repensem as relações que estão estabelecendo com a sua história e se sintam responsáveis pela cultura que estão criando; que percebam as incoerências, entraves e distorções, presentes nos conceitos e ações que colocam como essenciais nos espaços educacionais. Fala do nosso dever em buscar, cada vez mais, um distanciamento menor entre o que temos como projeto e o que temos como prática em nosso cotidiano e a maneira de percebê-los através do diálogo, embasados nos escritos de Paulo Freire. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |