dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Escobar, Rudimar Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-07-13T13:00:41Z | |
dc.date.available | 2018-07-13T13:00:41Z | |
dc.date.issued | 2007-11-23 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13775 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | We can notice adds changes in the education goes them the legislation, that
foresees the students' service with special educational needs in the regular net of
teaching and in it lives him segregated attn schools of special education. Inside of
that new model of besides schools it i of addition importance the change in the
conception also of the education of deaf. It is necessary to know and to value the
deaf culture and that presupposes the knowledge and the application of the Brazilian
Language of Signs inside of the classrooms as form of assuring a more efficient and
more qualitative education for the deaf students. The use of the language of signs
implicates in movements gestuais, with use of the hands, of the face and of the body
in movements that determine elements of the communication and so efficient that
you/they make possible the recognition as a language form that should be used for
those children's in a more appropriate way literacy, being recognized as the deaf
child's first language and since then starting to be a facilitative one for the learning of
the second language, the Portuguese. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Surdo | por |
dc.subject | Língua de sinais | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Deaf | eng |
dc.subject | Language of signs | eng |
dc.subject | Schools | eng |
dc.title | A importância da língua de sinais nas escolas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | A legislação tem provocado algumas mudanças na área da educação ao estabelecer
que os alunos com necessidades educativas especiais devem receber atendimento
na rede regular de ensino e não mais segregados em escolas de educação especial.
A partir desse novo modelo de escolas inclusivas, é de suma importância a mudança
na concepção também da educação de surdos. É preciso conhecer e valorizar a
cultura surda e isso pressupõe o conhecimento e a aplicação da Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS) nas salas de aula como modo de assegurar uma educação mais
eficiente e mais qualitativa para os alunos surdos. O uso da língua de sinais implica
em movimentos gestuais por meio das mãos, do rosto e do corpo em movimentos
que determinam elementos da comunicação. Esses movimentos são tão eficientes
que possibilitam o reconhecimento desses sinais como uma forma de linguagem que
deverá ser empregada como primeira língua para a alfabetização desses alunos e a
partir disso, tornando-se facilitadora para a aprendizagem da segunda língua, o
português. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |