A teoria holística da atividade e a constituição do papel docente na formação inicial do educador linguístico
Resumo
Essa pesquisa tem por objetivo acompanhar discursivamente a construção do papel do educador linguístico em contexto de estágio, a partir de uma escuta supervisiva pautada na Teoria Holística da Atividade (THA). Tem como base teórica a nova versão da THA, versão 4.3, que acrescenta nos fatores de atribuição, o conceito de base segura para a supervisão de estágio em Letras/Português, numa dimensão afetivo-identificatória e o conceito de Desenvolvimento Profissionalizante Corresponsável (DPC) realizado na aliança didática entre escola e universidade. A escuta supervisiva, como uma base segura, passa a ter o compromisso de acolher, orientar e encorajar o estagiário no início da docência. Já a aliança didática, constituída pela acadêmica, supervisora de estágio e professora regente da escola, estabelece um contrato didático em que são discutidos os conflitos da profissão vindos do entorno do sistema social. A metodologia adotada é a qualitativa de pesquisa-ação, com estudo de caso único. O sujeito da pesquisa refere-se a uma estagiária em tempo de estágio no Ensino Fundamental. Os instrumentos da análise qualitativa são as enunciações de quatro eventos discursivos em dois contextos: dois nas orientações acadêmicas e dois na aliança didática. A análise dos dados foi realizada a partir de uma análise discursiva e do paradigma indiciário. As marcas discursivas encontradas foram os verbos ‘ser’ e ‘estar’, na temporalidade presente, marcando as experiências constitutivas da estagiária ao longo do processo. Para capturar a construção identitária, foi realizado um estudo do fazer docente, do pensar docente e do sentir docente, localizando-os nos fatores do enquadramento holístico. Assim os fatores da Teoria Holística da Atividade serviram de referência na análise dos momentos em que a estagiária se aproximava do papel mais integrado do educador linguístico e do papel mais fragmentado. Foi possível observar a funcionalidade da THA na supervisão de estágio, a viabilidade da aliança didática na formação inicial e o processo dialético do movimento constitutivo da estagiária em relação à fragmentação e integralidade do papel docente. A fragmentação do papel apareceu nos discursos do pensar docente em conceitos pré-estabelecidos, nos discursos do fazer docente com ações sem sustentação teórica, e no sentir docente, em discursos baseados em emoções desorganizadas, para cada situação a pesquisa indica sugestões de encaminhamento a partir da reformulação, confrontação e focalização. Esta pesquisa retratou a Teoria Holística da Atividade como uma base segura de sustentação e zelo pelo sistema social do educador linguístico e mostrou que a escuta supervisiva é qualificada a partir de um trabalho reflexivo contínuo.
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