Perspectivas teóricas e funções pedagógicas da história da matemática na série história da matemática para o ensino
Resumo
Este trabalho faz parte de uma região de inquérito intitulada História na Educação Matemática, que toma como objeto de pesquisa os diferentes tipos de participação da História nos diversos níveis de ensino e, por esse motivo, preocupa-se com a utilização da História da Matemática na Série História da Matemática para o Ensino. Nosso objetivo de pesquisa é verificar em qual das cinco perspectivas teóricas classificadas por Miguel (2003) se enquadra cada um dos volumes da Série História da Matemática para o Ensino e quais as funções pedagógicas da História da Matemática, estabelecidas por Miguel (1993), são concebidas nesses livros. Para cumprimos esse objetivo, tomamos como referencial teórico o artigo de Miguel (2003) intitulado Perspectivas teóricas no interior do campo de investigação História na Educação Matemática e como referênciais metodológicos os trabalhos sobre a Hermenêutica de Profundidade de J. Thompson, o Paradigma Indiciário de Ginzburg e o artigo de Soares. Sendo assim, a análise dos livros que compôem a série foi feita em três momentos na perspectiva da Hermenêutica de Profundidade de J. Thompson. O primeiro momento foi executado de forma conjunta, pois nele analisamos o contexto histórico da série sob análise. Os outros dois momentos de análise da estrutura interna e interpretação/reinterpretação foram feitos separadamente para cada volume, procurando assim, por indícios que nos permitissem cumprir nosso objetivo. Como resultado de nossa análise, identificamos que a História da Matemática é abordada na série sob diferentes perspectivas teóricas e com funções pedagógicas diferentes. Entretanto destacamos que a maioria dos livros procura utilizar esse recurso como um instrumento de promoção de uma aprendizagem significativa.
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