Mostrar registro simples

dc.creatorKoltermann, Liana Estela Merladete de Souza Pozeczek
dc.date.accessioned2018-07-13T22:21:19Z
dc.date.available2018-07-13T22:21:19Z
dc.date.issued2017-08-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13788
dc.description.abstractA new world, full of data, knowledge and excess in information, revolutionary technologies and the constant connection, have yielded to Social Communications expressive changes. And, as it cannot fail to be, the subsequent impact of the sequent media convergence was – or should be – felt, also, in educational institutions of all levels and parts in the world. In Santa Maria, RS, Brazil, it is not different, as in the case illustrated by a private institution, focused on applied social sciences, where distinct generations coexist, on and off line. But, withal, where also the traditional teaching method, that in which one speaks and all listen, depletes itself. Facing a new and urgent condition of time, institution and professors have new responsibilities, such as attending the expectations of the students in comprehending the time in which they are part of and developing solutions for discovering, perfecting and potentiating their new competences and abilities. While the physical space of class and the stopwatch resignify themselves, new alternatives, generally extracurricular ones, are searched for, such as the university level coaching. Facing the enhancement of an initiative in the area and in the aforementioned institution, a question is put forward: in this context, what are the limits and potentialities of information and communication technologies applied to an extracurricular project of university level coaching? Clarifying and challenging this guiding question, this paper passes through a dynamic of investigation in a procedure of Case Study, based in techniques of interview applications and participant’s observation. It happens, first, through higher education in Brazil, history, scenery and tendencies; consequent effects of convergence of Information and Communication Technologies and; through conceptual and practical (re)admission of mentoring, coaching and counseling terms, besides their singularities and similarities in the process of communication and institutional interaction. It presents, yet, the archetype of a virtual ambience of teaching and exchange of experiences aiming the extension of the project in sight and, especially, contributing for the research field in the area of Educational Technologies network. In the digressions, it emphasizes technical and structural conditions as a limiting factor and; points out tool and methodology as potential corresponding to the continuous demand for innovation, legitimizing the multidisciplinary status of guided actions to the development and management of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConvergência midiática na educação superiorpor
dc.subjectCoaching universitáriopor
dc.subjectTecnologias educacionais em redepor
dc.subjectMedia convergence in higher educationeng
dc.subjectUniversity level coachingeng
dc.subjectEducational techologies networkeng
dc.titleDa prática à reflexão: o (re)conhecimento dos limites e potencialidades da convergência das TICs aplicadas ao Coaching Universitáriopor
dc.title.alternativeFrom practice to reflexion: the (re)admission of limits and potentialities of convergence of ICTs applied to university level coachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoUm novo mundo, repleto de dados, conhecimentos e excesso de informação, tecnologias revolucionárias e conexão constante, produziu à Comunicação Social – e essa a ele – mudanças expressivas. E, como não poderia deixar de ser, o impacto da consequente convergência midiática foi – ou deve ser – sentido, também, nas instituições de ensino de todos os níveis e partes do mundo. Em Santa Maria, RS, Brasil, não é diferente, como ilustra o caso de uma instituição privada, focada nas ciências sociais e aplicadas, onde convivem diferentes gerações, on e off line. Mas, sobretudo, onde, também, o tradicional modelo de ensinar, aquele em que, entre outras características, um fala e outros escutam, se esgota. Diante da nova e urgente condição do tempo, instituição e docentes têm novas responsabilidades, como atender à expectativa discente de compreender o tempo do qual são parte e de desenvolver soluções para a descoberta, aperfeiçoamento e potencialização de suas competências e habilidades. Enquanto o espaço físico da aula e cronômetro se ressignificam, novas alternativas, geralmente extracurriculares, são buscadas, a exemplo do Coaching Universitário. Ante o aprimoramento de uma iniciativa nessa área, fomenta-se a seguinte questão: nesse contexto, quais os limites e potencialidades das tecnologias da informação e comunicação aplicadas a um projeto extracurricular de Coaching Universitário? Elucidando e problematizando essa questão norteadora, o trabalho perpassa por uma dinâmica de investigação em um procedimento de Estudo de Caso, com base em técnicas de aplicação de entrevistas e observação participante. Transcorre, antes, pelo ensino superior no Brasil, história, cenário e tendências; consequentes efeitos da convergência das Tecnologias da Informação e da Comunicação e; pelo (re)conhecimento conceitual e prático dos termos mentoring, coaching e counseling1, além de suas singularidades e similaridades no processo de comunicação e interação institucional. Apresenta, ainda, o arquétipo de um ambiente virtual de ensino e troca de experiências com vistas na ampliação do projeto em questão e, principalmente, contribuição para o campo de pesquisa na seara de Tecnologias Educacionais em Rede. Nas digressões, destaca condições técnicas e estruturais como fator limitante e; aponta ferramenta e metodologia enquanto potenciais correspondentes à contínua demanda por inovação, legitimando o papel multidisciplinar de ações orientadas ao desenvolvimento e gestão do conhecimento.por
dc.contributor.advisor1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311327191424332por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.contributor.referee2Tybusch, Jerônimo Siqueira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477064173761427por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907419723431558por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International