dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Evangelho, Sandra De David | |
dc.date.accessioned | 2018-07-16T13:48:49Z | |
dc.date.available | 2018-07-16T13:48:49Z | |
dc.date.issued | 2010-03-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13794 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The ambient problems in the world are a fruit of the human intervention in the ecosystem,
causing the ambient unbalance which endangers the life in the Planet. Thus the Ambient
Education is absolutely necessary to a critical consciousness of respect for the others and for
the ambient in the society and, thus, to receive an active participation of the society in the
search of appropriated actions which will result in better conditions of life for the planet. We
proposed to work the matter of Ambient Education at Escola Estadual de Educação Básica
Francisco Brochado da Rocha - São Sepé - RS, telling our students about the necessity of the
protection of UV radiation, consequence of the destruction of the ozone layer. Through
educative actions like: discourse, researches and the production of a theatrical act, we gave to
those students of third and second year, significative information about this subject, since
children shows itself a vulnerable phase to those effects. It's necessary that we take
consciousness that to avoid damaging our ambient is to preserve our future and thus to know
that it's our duty to not to execute our part, but also to make those around us to understand it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | Proteção | por |
dc.subject | Radiação ultravioleta | por |
dc.title | Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção contra a radiação ultravioleta | por |
dc.title.alternative | Environmental education in schools: awareness of the need for protection against UV radiation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Os grandes problemas ambientais vividos no mundo hoje são conseqüência direta da
intervenção humana nos ecossistemas, causando os desequilíbrios ambientais que
comprometem a vida no Planeta. Assim, a Educação Ambiental é hoje absolutamente
necessária para desenvolver na sociedade uma consciência crítica de respeito ao próximo e ao
meio ambiente e, com isso, obter a participação mais ativa da mesma na busca de ações
apropriadas que nos levarão a melhoria da qualidade de vida do planeta. Com este estudo
propôs-se a trabalhar a questão da Educação Ambiental na Escola Estadual de Educação
Básica Francisco Brochado da Rocha – São Sepé - RS, conscientizando os alunos da
necessidade de proteção contra a radiação ultravioleta, conseqüência da destruição da camada
de ozônio. Através de ações educativas como: palestra, pesquisas e produção de uma peça
teatral, proporcionaram-se aos alunos do segundo ano e da terceira série do Ensino
Fundamental informações significativas sobre esta questão, já que a infância se mostra uma
fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do Sol. É necessário que se tome
consciência de que evitar maltratar o meio ambiente é preservar o futuro e, a partir disso,
saber que é dever de todos, não somente realizar sua parte, mas também conscientizar a quem
esteja a sua volta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |