dc.contributor.advisor | Marion Filho, Pascoal José | |
dc.creator | Elias, Miriam Luciana Freitas | |
dc.date.accessioned | 2018-07-16T15:19:37Z | |
dc.date.available | 2018-07-16T15:19:37Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13797 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work analyses the relevance of education for children and teenagers development, focusing on socio-educational activities (ampliated journey) applied by the public policy Child Labor Eradication Program, with bibliographic and documental research as methodology of work. It aimes to reveal, without ending discussion about the subject, education‟s part in citizenship development as in the feeling of social belonging. Different metatheoretical conceptions and theories about children and teenagers‟ development and learning process are addressed, in order to think about the repercussion of pedagogical practice in a citizen education, representing this concept an opinion leader individual. The research showed the Child Labor Eradication Program‟s contribution to children and teenagers‟ citizenship education, through social-educational activities applied in school‟s inverse period, since the educational process of those pedagogical actions focused the total development of the human being, working with playful and relational activities, and assigning importance to team work. Therefore, it‟s extremely relevant that the public manager invests in public policies with social‟s interests as a way to efficiently overcome Brazil‟s social inequality and, in consequence, achieve Brazilians‟ wellbeing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas de interesse social | por |
dc.subject | Educação para a cidadania | por |
dc.subject | Atividades sócio-educativas | por |
dc.subject | PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) | por |
dc.subject | Public policies with social interest | eng |
dc.subject | Education for citizenship | eng |
dc.subject | Socio-educational activities | eng |
dc.subject | Child labor eradication program | eng |
dc.title | A importância da educação para a cidadania de crianças e adolescentes: programa de erradicação do trabalho infantil | por |
dc.title.alternative | Education’s relevancy for children and teenagers – child labor eradication program | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a relevância da educação para a formação de crianças e adolescentes, enfocando as atividades sócio-educativas (jornada ampliada) desenvolvidas no âmbito da política pública Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Objetiva demonstrar, sem a pretensão de esgotar o tema, o papel da educação para o desenvolvimento da cidadania e do sentimento de pertencimento à sociedade no ser humano. São abordadas diferentes concepções metateóricas e teorias sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente, buscando uma reflexão sobre as repercussões da prática pedagógica para a formação de um cidadão, representando esse conceito o indivíduo formador de opinião. Através da pesquisa desenvolvida, foi possível observar a contribuição do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI para a formação da cidadania de crianças e de adolescentes, através de aplicação de atividades sócio-educativas no período inverso à escola, pois o processo educacional dessas ações pedagógicas enfoca o desenvolvimento integral do ser humano, trabalhando com atividades lúdicas e relacionais, atribuindo importância ao trabalho em equipe. Assim, é extremamente relevante que o gestor público invista em políticas públicas com enfoque social, a fim de combater de forma eficiente as desigualdades sociais no Brasil e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população brasileira. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |