dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Espíndola, Juliana Pansera | |
dc.date.accessioned | 2018-07-17T12:06:36Z | |
dc.date.available | 2018-07-17T12:06:36Z | |
dc.date.issued | 2008-06-02 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13810 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The study realized had focused on the development of a Folding Screen Collection,
named Indian Print, directed to textile print. The blinds have as theme the Hindu’s
symbols and Hindi culture, that even dislocated of your own context, have a
important presence in modernity and in Occident. In the course of the study were
reviewed the most pertinent cultural aspects, related to Hindi society, such as culture,
art, colors and religious symbols. Such references demonstrated potential application
on the creation of alternatives to print of decorative folding screens, setting up as an
option differentiated regarding to demand of the area. The methodology employed in
the project of creation design’s surfaces based on mostly in Frascara (2000) and
sought to highlight the evolution of ideas and images to implement the stage
methodological during the development of the project. The solutions in printing
emphasize the contrast figure-background, with use of a colors palette characteristic
of Hindi culture in contrast to the black. Thus, to end the work, exploring elements of
Hinduism symbolism, returned to a collection of prints in tissue for blinds, consist for
the lines Biombos Lótus, Biombos OM, Biombos Terceiro-olho and Biombos Ganesh.
The results show a versatile final product and differential of the models in the market. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Design de superfície | por |
dc.subject | Simbologia do hinduísmo | por |
dc.subject | Biombo em tecido | por |
dc.subject | Surface design | eng |
dc.subject | Hinduism symbolism | eng |
dc.subject | Folding screen´s on printed fabric | eng |
dc.title | Estampa da Índia: coleção de biombos em tecido estampado com temática da simbologia do Hinduísmo | por |
dc.title.alternative | Estampa da Índia: folding screen´s on printed fabric themed after the Hinduism symbols | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Design para Estamparia | por |
dc.description.resumo | O estudo realizado teve como foco o desenvolvimento de uma Coleção de Biombos,
denominada Estampa Indiana, direcionada à estamparia têxtil. Os biombos possuem
como temática os símbolos do hinduísmo e da cultura indiana, que, mesmo
deslocados de seu contexto, possuem uma presença marcante na
contemporaneidade e no Ocidente. No decorrer do estudo, foram revisados os
aspectos culturais mais pertinentes, relativos à sociedade da Índia, tais como
costumes, artes, cores e símbolos religiosos. Tais referências demonstraram
potencial de aplicação na geração de alternativas para a estamparia de biombos
decorativos, configurando-se como uma opção diferenciada com relação á demanda
da área. A metodologia empregada no projeto de criação em design de superfície
baseou-se principalmente em Frascara (2000) e procurou evidenciar a evolução das
idéias e imagens ao aplicar as fases metodológicas durante o de desenvolvimento
do trabalho. As soluções em estamparia enfatizam o contraste figura-fundo, com o
uso de uma paleta cromática característica da cultura indiana em contraste com o
preto. Assim, ao findar o trabalho, explorando elementos da simbologia do
hinduísmo, obteve-se uma coleção de estampas em tecido para biombos,
constituída pelas linhas Biombos Lótus, Biombos OM, Biombos Terceiro-olho e
Biombos Ganesh. Os resultados evidenciam um produto final versátil e diferenciado
dos modelos existentes no mercado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |