dc.contributor.advisor | Tonin, Cléia Margarete Macedo da Costa | |
dc.creator | Cunha, Rebeca Moreira Dantas | |
dc.date.accessioned | 2018-07-17T15:01:23Z | |
dc.date.available | 2018-07-17T15:01:23Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13815 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper is an analysis proposal about pedagogical practices adopted by the School Management to involve the community with the school. This is the objective of this analysis. This qualitative research uses a case study and involved a School Management of Esteio city. As methodological procedure were interviewed by the School Management, as well as observations of classroom practices that involved the community with the school. The reflections has confirmed the importance of parents working in partnership with the school and could point out some practices that were relevant will this closer relationship. The role of parents feeling responsible for education is crucial to a quality education. In line with this thinking is that the School Management seeks to act in a democratic manner, enhancing the performance of all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Community school | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.title | Práticas adotadas pela gestão para envolver a comunidade escolar | por |
dc.title.alternative | Practices adopted by management to involve the community school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou apontar práticas pedagógicas adotadas pela Gestão Escolar para envolver a comunidade junto à escola. Para isso, desenvolvi uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, na qual participou a Gestão Escolar de uma escola Municipal de Esteio. Como procedimento metodológico foi realizada entrevista junto à Gestão Escolar da escola, bem como observações em sala de aula de práticas que intencionaram envolver a comunidade à junto à escola. As reflexões realizadas permitiram ressaltar tamanha importância dos pais atuando em parceria com a escola e a partir da pesquisa foi possível apontar algumas práticas que foram relevantes á esse estreitamento de relação. A atuação dos pais sentindo-se responsáveis pela educação é crucial para uma educação de qualidade. Em consonância com esse pensamento é que a Gestão Escolar busca atuar de forma democrática, valorizando a atuação de todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |