dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Costa, Ângela Gomes dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T10:57:57Z | |
dc.date.available | 2018-07-18T10:57:57Z | |
dc.date.issued | 2011-08-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13824 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The socio-environmental development of a region is one of the premises so that
society can live in harmony with nature without assaulting it or degrade it irreversibly. This
thesis aims to address program of socio-environmental revive, the city of ijuí / rs, where a
diagnosis is developed from various perspectives, from the contributions to the limitations of
the program, as well as how the same contribute to the construction of recycling policies. That
is, an approach involving the definitions and considerations for the selective collection,
sorting and organizing the recycling of materials, the manner of collection and transportation
of recyclable solid waste to the local delivery of the municipality of ijuí is done and the
consequences of the processes recycling through environmental education are discussed. After
this systematic analysis of the reality of separate collection of ijuí / rs is observed that, both by
history and expertise accumulated by the presence of scavengers assumes a strategic role in
defining the direction of the integrated management of municipal waste, contributing and
participating in the design of your settings, your organization and its management. This
research, although it focuses on specific aspects, helps to clarify the strategic position of the
collectors and how to organize selective collection in order to strengthen it. Environmental
education underlies all this discussion, because the environmental development is above all a
question of citizenship and behavior change. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Programa REVIVA - Ijuí/RS | por |
dc.subject | Catadores | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Coleta seletiva | por |
dc.subject | Program Reviva - Ijuí/RS | eng |
dc.subject | Collectors | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Selective collection | eng |
dc.title | Programa de desenvolvimento sócio-ambiental Reviva - IJUÍ/RS: um diagnóstico das limitações e contribuições na construção de políticas públicas de reciclagem | por |
dc.title.alternative | Social and environmental development of the Reviva program: a diagnostic of it's limitations and contributions in the construction of a recycle public politics | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O desenvolvimento sócio-ambiental de uma região é uma das premissas para que a sociedade
consiga viver em harmonia com a natureza sem agredi-la ou degradá-la de forma irreversível.
A presente monografia tem como objetivo abordar o Programa de desenvolvimento sócioambiental
REVIVA, da cidade de Ijuí/RS, onde um diagnóstico, sob diversas perspectivas é
desenvolvido, desde as limitações até as contribuições do programa, bem como, de que forma
os mesmo contribuem na construção de políticas públicas de reciclagem. Ou seja, uma
abordagem envolvendo as definições e considerações sobre a coleta seletiva, a organização da
triagem e reciclagem dos materiais, a forma de coleta e o transporte de resíduos sólidos
recicláveis aos locais de entrega do município de Ijuí é feito e as consequências dos processos
de reciclagem através da educação ambiental são abordados. Após essa análise sistemática da
realidade da coleta seletiva de Ijuí/RS observa-se que, tanto pela história, quanto pelas
competências técnicas acumuladas, a presença dos catadores assume um papel estratégico
determinante na definição dos rumos da gestão integrada dos resíduos urbanos, contribuindo e
participando do desenho de suas configurações, de sua organização e de sua gestão. Essa
pesquisa, apesar de estar centrada em aspectos específicos, contribui para esclarecer essa
posição estratégica dos catadores e como deve se organizar a coleta seletiva de modo a
fortalecê-la. A educação ambiental embasa toda essa discussão, pois o desenvolvimento
socioambiental é, antes de tudo, uma questão de cidadania e de mudança de comportamento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |