Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Marcelo Barcellos da
dc.creatorCosta, Ângela Gomes dos Santos
dc.date.accessioned2018-07-18T10:57:57Z
dc.date.available2018-07-18T10:57:57Z
dc.date.issued2011-08-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13824
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe socio-environmental development of a region is one of the premises so that society can live in harmony with nature without assaulting it or degrade it irreversibly. This thesis aims to address program of socio-environmental revive, the city of ijuí / rs, where a diagnosis is developed from various perspectives, from the contributions to the limitations of the program, as well as how the same contribute to the construction of recycling policies. That is, an approach involving the definitions and considerations for the selective collection, sorting and organizing the recycling of materials, the manner of collection and transportation of recyclable solid waste to the local delivery of the municipality of ijuí is done and the consequences of the processes recycling through environmental education are discussed. After this systematic analysis of the reality of separate collection of ijuí / rs is observed that, both by history and expertise accumulated by the presence of scavengers assumes a strategic role in defining the direction of the integrated management of municipal waste, contributing and participating in the design of your settings, your organization and its management. This research, although it focuses on specific aspects, helps to clarify the strategic position of the collectors and how to organize selective collection in order to strengthen it. Environmental education underlies all this discussion, because the environmental development is above all a question of citizenship and behavior change.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrograma REVIVA - Ijuí/RSpor
dc.subjectCatadorespor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectColeta seletivapor
dc.subjectProgram Reviva - Ijuí/RSeng
dc.subjectCollectorseng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectSelective collectioneng
dc.titlePrograma de desenvolvimento sócio-ambiental Reviva - IJUÍ/RS: um diagnóstico das limitações e contribuições na construção de políticas públicas de reciclagempor
dc.title.alternativeSocial and environmental development of the Reviva program: a diagnostic of it's limitations and contributions in the construction of a recycle public politicseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO desenvolvimento sócio-ambiental de uma região é uma das premissas para que a sociedade consiga viver em harmonia com a natureza sem agredi-la ou degradá-la de forma irreversível. A presente monografia tem como objetivo abordar o Programa de desenvolvimento sócioambiental REVIVA, da cidade de Ijuí/RS, onde um diagnóstico, sob diversas perspectivas é desenvolvido, desde as limitações até as contribuições do programa, bem como, de que forma os mesmo contribuem na construção de políticas públicas de reciclagem. Ou seja, uma abordagem envolvendo as definições e considerações sobre a coleta seletiva, a organização da triagem e reciclagem dos materiais, a forma de coleta e o transporte de resíduos sólidos recicláveis aos locais de entrega do município de Ijuí é feito e as consequências dos processos de reciclagem através da educação ambiental são abordados. Após essa análise sistemática da realidade da coleta seletiva de Ijuí/RS observa-se que, tanto pela história, quanto pelas competências técnicas acumuladas, a presença dos catadores assume um papel estratégico determinante na definição dos rumos da gestão integrada dos resíduos urbanos, contribuindo e participando do desenho de suas configurações, de sua organização e de sua gestão. Essa pesquisa, apesar de estar centrada em aspectos específicos, contribui para esclarecer essa posição estratégica dos catadores e como deve se organizar a coleta seletiva de modo a fortalecê-la. A educação ambiental embasa toda essa discussão, pois o desenvolvimento socioambiental é, antes de tudo, uma questão de cidadania e de mudança de comportamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto