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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorCardoso, Vanderléia Nunes
dc.date.accessioned2018-07-18T12:54:51Z
dc.date.available2018-07-18T12:54:51Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13830
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educaçãao, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis works presents the results of a research about the school evaluation in the context of the student learning and approaching the institutional evaluation as imperative to the process of quality in education. The study sought to understand the concepts of evaluation and to analyze how a city school from Ibirapuitã/RS develops its activities and evaluation methods and prepares for participating in the institutional evaluations carried out by government. Developed through a qualitative research, planned with a questionnaire for the parents, the teacher and the principal of a primary school 5 th grade class, this work analyzed and gave theoretical basis to the main themes related to education starting from the assumption that the present teaching institutions follow the democratic management and do their activities from decisions which are took from all the collectivity and are compromised by all the member of the school community. Seeking to analyze the teaching-learning process of the students and trying to understand how the evaluation of teachers done in the institution contributes to the development of this process, it was obtained information about the concern of evaluating well, enriching the students, however, it is not completely known what the teachers can do and how they can act. Besides, when knowing the local reality what can be assimilated is that even trying to participate in the student’s school life the parents, for a cultural matter, observe distantly the results as they are not active members of this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAvaliação escolarpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool evaluationeng
dc.subjectTeach-learn processeng
dc.titleA avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto da gestão escolarpor
dc.title.alternativeEvaluation of the teach-learn process in the context of the school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre avaliação escolar no âmbito da aprendizagem do aluno e abordando a avaliação institucional como indispensável no processo de qualidade em educação. O estudo buscou entender as concepções de avaliação e analisar como uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Ibirapuitã/RS desenvolve suas atividades e métodos de avaliação do aluno e se prepara para participar das avaliações institucionais realizadas pelo governo. Desenvolvida através de uma pesquisa qualitativa, elaborada com questionário para os pais, professor e diretor de uma turma de 5º ano do ensino fundamental, o presente trabalho analisou e embasou teoricamente os principais temas relacionados a educação partindo do pressuposto de que as instituições de ensino atuais seguem uma gestão democrática e desempenham suas atividades escolares a partir de decisões coletivas e comprometidas por parte de todos membros da comunidade escolar. Buscando analisar o processo de ensino-aprendizagem do aluno e tentando entender de que maneira a avaliação docente realizada na instituição escolar contribui para o desenvolvimento desse processo o que se obteve foi uma informação sobre a preocupação de se avaliar bem, valorizar o aluno, mas não se sabe bem o que e como fazer por parte dos docentes. Além disso, conhecendo a realidade local, o que se pode entender é que mesmo tentando participar da vida escolar do aluno, os pais, por uma questão cultural, observam ao longe os resultados, não sendo membros ativos desse processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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