dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Cardoso, Vanderléia Nunes | |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T12:54:51Z | |
dc.date.available | 2018-07-18T12:54:51Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13830 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educaçãao, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This works presents the results of a research about the school evaluation in the context of the
student learning and approaching the institutional evaluation as imperative to the process of
quality in education. The study sought to understand the concepts of evaluation and to analyze
how a city school from Ibirapuitã/RS develops its activities and evaluation methods and
prepares for participating in the institutional evaluations carried out by government.
Developed through a qualitative research, planned with a questionnaire for the parents, the
teacher and the principal of a primary school 5 th grade class, this work analyzed and gave
theoretical basis to the main themes related to education starting from the assumption that the
present teaching institutions follow the democratic management and do their activities from
decisions which are took from all the collectivity and are compromised by all the member of
the school community. Seeking to analyze the teaching-learning process of the students and
trying to understand how the evaluation of teachers done in the institution contributes to the
development of this process, it was obtained information about the concern of evaluating well,
enriching the students, however, it is not completely known what the teachers can do and how
they can act. Besides, when knowing the local reality what can be assimilated is that even
trying to participate in the student’s school life the parents, for a cultural matter, observe
distantly the results as they are not active members of this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Avaliação escolar | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School evaluation | eng |
dc.subject | Teach-learn process | eng |
dc.title | A avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Evaluation of the teach-learn process in the context of the school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre avaliação escolar no âmbito da
aprendizagem do aluno e abordando a avaliação institucional como indispensável no processo
de qualidade em educação. O estudo buscou entender as concepções de avaliação e analisar
como uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Ibirapuitã/RS desenvolve suas
atividades e métodos de avaliação do aluno e se prepara para participar das avaliações
institucionais realizadas pelo governo. Desenvolvida através de uma pesquisa qualitativa,
elaborada com questionário para os pais, professor e diretor de uma turma de 5º ano do ensino
fundamental, o presente trabalho analisou e embasou teoricamente os principais temas
relacionados a educação partindo do pressuposto de que as instituições de ensino atuais
seguem uma gestão democrática e desempenham suas atividades escolares a partir de decisões
coletivas e comprometidas por parte de todos membros da comunidade escolar. Buscando
analisar o processo de ensino-aprendizagem do aluno e tentando entender de que maneira a
avaliação docente realizada na instituição escolar contribui para o desenvolvimento desse
processo o que se obteve foi uma informação sobre a preocupação de se avaliar bem, valorizar
o aluno, mas não se sabe bem o que e como fazer por parte dos docentes. Além disso,
conhecendo a realidade local, o que se pode entender é que mesmo tentando participar da vida
escolar do aluno, os pais, por uma questão cultural, observam ao longe os resultados, não
sendo membros ativos desse processo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |