dc.contributor.advisor | Marques, Marieli da Silva | |
dc.creator | Cocco, Carmen Cecília Bertazzo | |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T10:56:42Z | |
dc.date.available | 2018-07-19T10:56:42Z | |
dc.date.issued | 2011-10-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13843 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work treats of the possibility of implantation of the National Program of
Integration of the Professional Education with the Basic Education in the Modality of
Education of Youths and Adults, Initial Formation and Continuous PROEJA and
PROEJA FIC in the municipal district of Itaara. Leaning in the Law of Guidelines and
Bases of the National Education (Law 9394/96) that treats on the Education of
Youths and Adults in the goods 37 and 38 they are cast: Opportunities " . According
to the student's characteristics, valuing the whole knowledge and acquired culture.
The used methodology was constituted of bibliographical revision and application of
questionnaires for students and teachers of EJA and Medium Teaching that pro ved
the importance of the implantation of the Professional Education in Itaara as form of
allowing a better use of the natural resources that the municipal district offers
associated to the employment generation and income. Therefore it is of extreme
importance for the youths and adult, besides the elevation of the education to
associate the professional qualification through initial and continuous formation and
of technical courses so that all the natural beauty that is portrayed in that municipal
district it is enjoyed with respect without committing the natural balance of the
atmosphere together with the employment generation and income for the population
itaarense. It was evidenced the viability of implantation of PROEJA and PROEJA FIC
and that this will contribute significantly to the insert social, economical, politics and
cultural of youths and adults of Itaara. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Valorização | por |
dc.subject | Política social | por |
dc.subject | Valorization | eng |
dc.subject | Social politics | eng |
dc.title | Estudo da viabilidade de implantação do PROEJA - FIC no município de Itaara | por |
dc.title.alternative | Study of the viability of implantation of PROEJA - FIC in the municipal district of Itaara | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da possibilidade de implantação do Programa Nacional de
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Co ntinuada PROEJA e PROEJA
FIC no município de Itaara. Apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei 9394/96) que trata sobre a Educação de Jovens e Adultos nos artigos
37 e 38 estão elencados: “Oportunidades”. Segundo as características do aluno,
valorizando todo o conhecimento e cultura adquirida. A metodologia utilizada
constituiu-se de revisão bibliográfica e aplicação de questionários para alunos e
professores da EJA e Ensino Médio que comprovou a importância da implantação
da Educação Profissional em Itaara como forma de permitir um melhor
aproveitamento dos recursos naturais que o município oferece associado à geração
de emprego e renda. Por isso é de extrema importância para os jovens e adultos,
além da elevação da escolaridade associa r a qualificação profissional através de
formação inicial e continuada e de cursos técnicos para que toda a beleza natural
que está retratada nesse município seja desfrutada com respeito sem comprometer
o equilíbrio natural do ambiente juntamente com a ger ação de emprego e renda para
a população itaarense. Evidenciou -se a viabilidade de implantação do PROEJA e
PROEJA FIC e que este irá contribuir significativamente para a inserção social,
econômica, política e cultural de jovens e adultos de Itaara. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |