dc.contributor.advisor | Marques, Marieli da Silva | |
dc.creator | Calderan, Arlete Pierina | |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T12:09:47Z | |
dc.date.available | 2018-07-19T12:09:47Z | |
dc.date.issued | 2011-10-27 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13846 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study brings the analysis of students perceptions from the regular nocturnal teaching at the State High School Profª Maria Rocha, Santa Maria, RS, about the integration between theoretical and the experimental teaching of chemistry seeing the implementation of Professional Education integrated to Basic Education in the model of Education for Youth and Adults – PROEJA, and it looked to establish a dialog between the answers of students and of studied authors in the area of chemistry and education of youth and adults, where a field research was done and was characterized as a qualitative study. when analyzing the students perceptions, it was concluded that, despite the chemistry subject be recognized by the students as a difficult one, about 50% of them like this science and highlight the importance of integration between theoretical and experimental classes to the qualification of the teaching and learning relation. What comes to PROEJA, to the questioning: How should we proceed in teaching chemistry at PROEJA in a way of favoring a significant learning? How to elevate the level of schooling and to influence positively in the construction of professional knowledge of youth and adults students having as a horizon the world of labor? in this study was evidenced the necessity of new methodological strategies, contextualized approaches of chemical concepts related to the students previous knowledge, fruit of their life experiences, where the importance of integration is reinforced - schooling and world of labor, thought as a public policy which treats about the universalization of rights, and the reduction of social inequalities, with a new posture of subjects facing the social reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Química experimental | por |
dc.subject | Química teórica | por |
dc.subject | Percepções discentes | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Experimental chemistry | eng |
dc.subject | Theoretical chemistry | eng |
dc.subject | Students perceptions | eng |
dc.title | Percepções discentes sobre o ensino experimental e teórico de química para o Proeja de uma escola estadual de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Students’ perceptions about an experimental and theoretical teaching of chemistry for Proeja in a state school of Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | Este estudo traz a análise das percepções discentes do ensino regular noturno da Escola Estadual de Ensino Médio Profª Maria Rocha, Santa Maria, RS, sobre a integração entre o ensino teórico e experimental de Química com vistas à implantação da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e busca estabelecer um diálogo entre as respostas dos estudantes e autores estudiosos na área de química e educação de jovens e adultos, onde se utilizou a pesquisa de campo e caracterizou-se como um estudo qualitativo. Ao analisar as percepções discentes, constatou-se que, apesar da disciplina de química ser reconhecida pelos alunos como difícil, aproximadamente 50% deles, gostam desta ciência e salientam a importância da integração entre aulas teóricas e experimentais para a qualificação da relação ensino e aprendizagem. No que diz respeito ao PROEJA, para os questionamentos: Como se deve proceder para ensinar Química no PROEJA de modo a favorecer uma aprendizagem significativa? Como elevar o nível da escolaridade e influenciar positivamente na construção dos conhecimentos profissionais dos estudantes jovens e adultos tendo como horizonte o mundo do trabalho? Evidenciou-se neste estudo, a necessidade de novas estratégias metodológicas, abordagens contextualizadas dos conceitos químicos relacionados aos saberes prévios dos alunos, fruto de suas experiências de vida, onde se reforça a importância da integração - escolarização e mundo do trabalho, pensada como política pública que trate da universalização de direitos, e da redução das desigualdades sociais, com uma nova postura dos sujeitos diante da realidade social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |