Educação para todos e cada um: considerações acerca da gestão para a educação Inclusiva
Resumen
O estudo desenvolvido caracteriza-se como ensaio teórico, nele se propõe olhar a
gestão e a inclusão escolar a partir do referencial vygotskiano. Trata-se, assim, de
pesquisa bibliográfica que buscou analisar as contribuições de Vygotski para pensar
a gestão na promoção da educação inclusiva. As reflexões foram organizadas para
que as proposições do autor possam servir de instrumento (instrumentação teórica)
no trabalho dos professores. Desse modo, foram analisados os escritos de Vygotski
sobre a deficiência – os estudos da Defectología – e outros conceitos mais pontuais
a partir dos quais se teceu relações com o campo da gestão. Os conceitos foram
selecionados devido à centralidade na obra do teórico e pelo potencial de
contribuição para a discussão da gestão, são eles: zona de desenvolvimento
proximal, conceitos científicos, linguagem, mediação e cultura. A partir da
compreensão da teoria histórico-cultural, buscou-se maior interlocução
aprofundando as relações das ideias de Vygotski com a gestão compreendida nos
três ambitos: gestão educacional, gestão escolar e gestão do pedagógico. O
encontro, o entrecruzamento, do referencial acerca da gestão, da inclusão e dos
conceitos vygotskianos permitiu visualizar alternativas para pensar uma educação
que seja para todos e que, ao mesmo, tempo esteja preocupada com a
aprendizagem de cada aluno. Compreende-se que a finalidade de qualquer
processo de organização da gestão, seja no âmbito das políticas, da escola ou da
sala de aula, deve ser a garantia de aprendizagem de todos os alunos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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