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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorCarlin, Andréia Cristina Pedroso
dc.date.accessioned2018-07-19T13:53:29Z
dc.date.available2018-07-19T13:53:29Z
dc.date.issued2012-12-07
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13853
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research aimed to understand from bibliographic studies as it is possible to carry out democratic management in the public school, and from there analyze the management school at a public school in the city of Three-Step (RS). To this end, we developed a qualitative case study type, attended by three professors, one of the first series and two of the final grades of elementary school and employees of the Municipal Education, namely the Education Coordinator and responsible for planning and Implementation of Educational Policies of the Municipality. As methodological procedure was applied a questionnaire previously developed. The reflections analyzed point to the importance of administrative, financial and pedagogical educational institution and strengthening the school community participation in decision-making at the school to effectively occur democratic management. Public policies can either contribute to the implementation of democratic management, as can backfire, depending on how they are developed in practice, so to implement democratic management in the public school is necessary for everyone to have clear principles of this management model and incorporate them into daily practice. In the city the Municipal Education must have a conception of democratic management and commitment enables it to schools in the network, so that they have the autonomy to implement democratic management in schools. In line with this is that the Education Department is participating in Federal programs that contribute to the implementation of democratic management in municipal schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectCompromissopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectCommitmenteng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleA autonomia na gestão democrática em uma escola municipal de Três Passos (RS): concepções, entraves e possibilidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou compreender a partir de estudos bibliográficos como é possível efetivar a gestão democrática na escola pública e, a partir disso, analisar a gestão escolar em uma escola municipal do município de Três Passos, (RS). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual participaram três professores, uma das séries iniciais e duas das séries finais do Ensino Fundamental e colaboradores da Secretaria Municipal de Educação, sendo eles a Coordenadora de Ensino e a responsável pelo Planejamento e Execução das Políticas Educacionais do Município. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas previamente elaboradas. As reflexões analisadas apontam para a importância da autonomia administrativa, financeira e pedagógica da instituição escolar e o fortalecimento da participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisões na escola para que efetivamente ocorra a gestão democrática. As políticas públicas tanto podem contribuir para a implantação da gestão democrática, quanto podem ter efeito contrário, depende de como elas são desenvolvidas na prática, sendo assim para implantar a gestão democrática na escola pública é necessário que todos tenham claro os princípios deste modelo de gestão e os incorporem na prática diária. No município a Secretaria Municipal de Educação tem que ter a concepção de gestão democrática e o compromisso de possibilitá-la às escolas da rede, para que estas tenham autonomia para implantar a gestão democrática na instituição escolar. Em consonância com isso é que a Secretaria de Educação está participando de Programas Federais que contribuem para a implementação da gestão democrática nas escolas municipais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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