Sistema de recomendação de processos para o desenvolvimento de jogos digitais
Resumo
O mercado de jogos digitais é uma indústria bilionária e que possui problemas na forma
pela qual os jogos são desenvolvidos. Uma maneira de combater estes problemas
é utilizando ferramentas de auxílio aos desenvolvedores, como Sistemas de Recomendação.
Estas aplicações possuem um ramo destinado à engenharia de software,
auxiliando o desenvolvedor gerando tarefas recomendadas. Este trabalho tem como
objetivo mitigar os problemas em projetos de jogos digitais, desenvolvendo um sistema
de recomendação de processos, utilizando como base o aprendizado por meio
de experiências passadas em projetos de jogos similares, encontrados na forma de
postmortems. O resultado deste trabalho apresenta três principais contribuições. A
primeira delas é uma base de dados contento experiências extraídas de postmortems
na forma de processos de desenvolvimento. A segunda é a definição de um contexto
para projetos de jogos digitais que caracteriza e categoriza os projetos de jogos. Por fim,
um sistema de recomendação para projetos de jogos digitais, que utiliza uma lista de
projetos similares e o perfil do time de desenvolvimento para gerar um novo processo,
com dicas e orientações sobre tarefas a serem executadas. Os processos recomendados
auxiliam os desenvolvedores na concepção do processo de desenvolvimento
do jogo, listando atividades e práticas de projetos com contexto similar, na forma de
um processo de software. Os processos extraídos foram validados diretamente com
os desenvolvedores dos jogos. Os elementos dos processos gerados pelo sistema de
recomendação foram validados utilizando precision e recall, e também juntamente com
os desenvolvedores/autores dos projetos de jogos analisados.
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