Mostrar registro simples

dc.creatorPolitowski, Cristiano
dc.date.accessioned2018-07-19T18:14:42Z
dc.date.available2018-07-19T18:14:42Z
dc.date.issued2017-04-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13859
dc.description.abstractThe digital gaming market is a billion dollar industry that faces issues in the way games are developed. One method to easy these issues is to use developer aid tools such as Recommendation Systems. These applications have a branch for software engineering, assisting the developer by generating recommended tasks. This work, therefore, aims to mitigate issues in digital game projects, developing a processes recommendation system, based on learning through past experiences in similar game projects, found in the form of postmortems. Our work brings three main contributions. The first one is a database containing experiences extracted from postmortems in the shape of development processes. The second is the definition of a context for digital gaming projects that characterizes and categorizes gaming projects. The third is a recommendation system for digital game projects that uses a list of similar projects and the development team profile to generate a new process with tips and guidance on tasks to be performed. Recommended processes assist developers in designing the game development process, listing activities and practices of projects with similar context, in the form of a software process. The extracted processes were validated with the game developers. The elements of the processes, generated by the recommendation system, were validated using precision and recall, and also together with the developers / authors of the analyzed game projects.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcesso de desenvolvimento de softwarepor
dc.subjectDesenvolvimento de jogospor
dc.subjectSistema de recomendaçãopor
dc.subjectSoftware development processeng
dc.subjectGame developmenteng
dc.subjectRecommendation systemeng
dc.titleSistema de recomendação de processos para o desenvolvimento de jogos digitaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO mercado de jogos digitais é uma indústria bilionária e que possui problemas na forma pela qual os jogos são desenvolvidos. Uma maneira de combater estes problemas é utilizando ferramentas de auxílio aos desenvolvedores, como Sistemas de Recomendação. Estas aplicações possuem um ramo destinado à engenharia de software, auxiliando o desenvolvedor gerando tarefas recomendadas. Este trabalho tem como objetivo mitigar os problemas em projetos de jogos digitais, desenvolvendo um sistema de recomendação de processos, utilizando como base o aprendizado por meio de experiências passadas em projetos de jogos similares, encontrados na forma de postmortems. O resultado deste trabalho apresenta três principais contribuições. A primeira delas é uma base de dados contento experiências extraídas de postmortems na forma de processos de desenvolvimento. A segunda é a definição de um contexto para projetos de jogos digitais que caracteriza e categoriza os projetos de jogos. Por fim, um sistema de recomendação para projetos de jogos digitais, que utiliza uma lista de projetos similares e o perfil do time de desenvolvimento para gerar um novo processo, com dicas e orientações sobre tarefas a serem executadas. Os processos recomendados auxiliam os desenvolvedores na concepção do processo de desenvolvimento do jogo, listando atividades e práticas de projetos com contexto similar, na forma de um processo de software. Os processos extraídos foram validados diretamente com os desenvolvedores dos jogos. Os elementos dos processos gerados pelo sistema de recomendação foram validados utilizando precision e recall, e também juntamente com os desenvolvedores/autores dos projetos de jogos analisados.por
dc.contributor.advisor1Fontoura, Lisandra Manzoni
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8979575031016933por
dc.contributor.referee1Piveta, Eduardo Kessler
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8687196768910831por
dc.contributor.referee2Marczak, Sabrina dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9458496222461501por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8794788615369610por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International