dc.creator | Politowski, Cristiano | |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T18:14:42Z | |
dc.date.available | 2018-07-19T18:14:42Z | |
dc.date.issued | 2017-04-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13859 | |
dc.description.abstract | The digital gaming market is a billion dollar industry that faces issues in the way
games are developed. One method to easy these issues is to use developer aid tools
such as Recommendation Systems. These applications have a branch for software
engineering, assisting the developer by generating recommended tasks. This work,
therefore, aims to mitigate issues in digital game projects, developing a processes
recommendation system, based on learning through past experiences in similar game
projects, found in the form of postmortems. Our work brings three main contributions.
The first one is a database containing experiences extracted from postmortems in the
shape of development processes. The second is the definition of a context for digital
gaming projects that characterizes and categorizes gaming projects. The third is a
recommendation system for digital game projects that uses a list of similar projects and
the development team profile to generate a new process with tips and guidance on tasks
to be performed. Recommended processes assist developers in designing the game
development process, listing activities and practices of projects with similar context,
in the form of a software process. The extracted processes were validated with the
game developers. The elements of the processes, generated by the recommendation
system, were validated using precision and recall, and also together with the developers
/ authors of the analyzed game projects. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processo de desenvolvimento de software | por |
dc.subject | Desenvolvimento de jogos | por |
dc.subject | Sistema de recomendação | por |
dc.subject | Software development process | eng |
dc.subject | Game development | eng |
dc.subject | Recommendation system | eng |
dc.title | Sistema de recomendação de processos para o desenvolvimento de jogos digitais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O mercado de jogos digitais é uma indústria bilionária e que possui problemas na forma
pela qual os jogos são desenvolvidos. Uma maneira de combater estes problemas
é utilizando ferramentas de auxílio aos desenvolvedores, como Sistemas de Recomendação.
Estas aplicações possuem um ramo destinado à engenharia de software,
auxiliando o desenvolvedor gerando tarefas recomendadas. Este trabalho tem como
objetivo mitigar os problemas em projetos de jogos digitais, desenvolvendo um sistema
de recomendação de processos, utilizando como base o aprendizado por meio
de experiências passadas em projetos de jogos similares, encontrados na forma de
postmortems. O resultado deste trabalho apresenta três principais contribuições. A
primeira delas é uma base de dados contento experiências extraídas de postmortems
na forma de processos de desenvolvimento. A segunda é a definição de um contexto
para projetos de jogos digitais que caracteriza e categoriza os projetos de jogos. Por fim,
um sistema de recomendação para projetos de jogos digitais, que utiliza uma lista de
projetos similares e o perfil do time de desenvolvimento para gerar um novo processo,
com dicas e orientações sobre tarefas a serem executadas. Os processos recomendados
auxiliam os desenvolvedores na concepção do processo de desenvolvimento
do jogo, listando atividades e práticas de projetos com contexto similar, na forma de
um processo de software. Os processos extraídos foram validados diretamente com
os desenvolvedores dos jogos. Os elementos dos processos gerados pelo sistema de
recomendação foram validados utilizando precision e recall, e também juntamente com
os desenvolvedores/autores dos projetos de jogos analisados. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fontoura, Lisandra Manzoni | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8979575031016933 | por |
dc.contributor.referee1 | Piveta, Eduardo Kessler | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8687196768910831 | por |
dc.contributor.referee2 | Marczak, Sabrina dos Santos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9458496222461501 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8794788615369610 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |