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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorCruz, Joseandra Sanderson da
dc.date.accessioned2018-07-20T12:39:21Z
dc.date.available2018-07-20T12:39:21Z
dc.date.issued2011-01-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13863
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis conclusion of course work, is the result of theoretical research, and working with managers and schools in the city of Mormaço. Rescue work in this aspect "Bolsa Familia and the challenges facing the educational administration. " This survey of teachers, pupils and parents with the main objective of analyzing whether the student actually goes to school to study or to reach one of the counterparts (conditionalities) from the Bolsa Família Program (PBF), the rule imposed to receive the benefit. Also discusses aspects of educational policy, the question of authority in school the relationship between teacher and student. The selection of beneficiaries, conducted by a questionnaire containing the information about the recipient, and it has the responsibility of compliance (attendance, health) and participation in social programs. To conduct the study performed a literature review, review of legislation pertaining to official documentation, and semi-structured interviews with City Manager Mormaço.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPrograma bolsa famíliapor
dc.subjectFrequência escolarpor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectFamily grant programeng
dc.subjectSchool attendanceeng
dc.titleO Programa Bolsa-Família e os desafios frente a gestão educacionalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso é fruto de pesquisa teórica e do trabalho desenvolvido com gestores e escolas do Município de Mormaço. Resgata-se neste trabalho aspectos “Programa Bolsa-Família e os desafios frente à gestão educacional”. Esta pesquisa realizada com professor, aluno e pais com o principal objetivo de analisar se o aluno realmente vai à escola para estudar ou para atingir uma das contrapartidas (condicionalidades) do Programa Bolsa Família (PBF), regra imposta para o recebimento do benefício. Além disso, discute aspectos sobre a política educacional, a questão da autoridade na escola a relação entre professor e educando. A seleção dos beneficiários, realizada através de formulário, consta a informação sobre o beneficiário, sendo que o mesmo tem a responsabilidade da condicionalidade (frequência escolar, saúde) e participação em programas sociais. Para a realização do estudo realizamos uma revisão bibliográfica, análise da legislação pertinente à documentação oficial, além de entrevista semi-estruturada com Gestor Municipal de Mormaço.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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