dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Cruz, Joseandra Sanderson da | |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T12:39:21Z | |
dc.date.available | 2018-07-20T12:39:21Z | |
dc.date.issued | 2011-01-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13863 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This conclusion of course work, is the result of theoretical research, and working with
managers and schools in the city of Mormaço. Rescue work in this aspect "Bolsa
Familia and the challenges facing the educational administration. " This survey of
teachers, pupils and parents with the main objective of analyzing whether the student
actually goes to school to study or to reach one of the counterparts (conditionalities)
from the Bolsa Família Program (PBF), the rule imposed to receive the benefit. Also
discusses aspects of educational policy, the question of authority in school the
relationship between teacher and student. The selection of beneficiaries, conducted
by a questionnaire containing the information about the recipient, and it has the
responsibility of compliance (attendance, health) and participation in social programs.
To conduct the study performed a literature review, review of legislation pertaining to
official documentation, and semi-structured interviews with City Manager Mormaço. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Programa bolsa família | por |
dc.subject | Frequência escolar | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Family grant program | eng |
dc.subject | School attendance | eng |
dc.title | O Programa Bolsa-Família e os desafios frente a gestão educacional | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso é fruto de pesquisa teórica e do trabalho
desenvolvido com gestores e escolas do Município de Mormaço. Resgata-se neste
trabalho aspectos “Programa Bolsa-Família e os desafios frente à gestão
educacional”. Esta pesquisa realizada com professor, aluno e pais com o principal
objetivo de analisar se o aluno realmente vai à escola para estudar ou para atingir
uma das contrapartidas (condicionalidades) do Programa Bolsa Família (PBF), regra
imposta para o recebimento do benefício. Além disso, discute aspectos sobre a
política educacional, a questão da autoridade na escola a relação entre professor e
educando. A seleção dos beneficiários, realizada através de formulário, consta a
informação sobre o beneficiário, sendo que o mesmo tem a responsabilidade da
condicionalidade (frequência escolar, saúde) e participação em programas sociais.
Para a realização do estudo realizamos uma revisão bibliográfica, análise da
legislação pertinente à documentação oficial, além de entrevista semi-estruturada
com Gestor Municipal de Mormaço. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |