Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorCeccon, Rui
dc.date.accessioned2018-07-20T13:02:29Z
dc.date.available2018-07-20T13:02:29Z
dc.date.issued2011-01-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13865
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre la importancia de la interacción entre la familia y la escuela en el proceso de aprendizaje escolar. Para ello, se analizó la participación de la familia en la educación de los niños, enumerando los factores que más influyen en la interacción entre la familia y la escuela. También trató de conocer la acción de la Escuela Municipal de Antonio Bueno Godoy, ubicado en Mormaço, RS, en las interacciones con la familia y como ocurre la interacción entre estos dos espacios educativos. Con un enfoque cualitativo, la investigación se llevó a cabo a través de cuestionarios respondidos por los docentes cuatro profesores gerentes, un director gerente, cuatro padres y cuatro estudiantes. Los datos del estudio fueron analizados de acuerdo al análisis de contenido. De la investigación se encontró que existe una cierta brecha entre la escuela y la familia y que ambos tienen objetivos similares y las funciones de cada uno de estos espacios educativos en determinados momentos se superponen. En este contexto, se considera que la escuela adopte un enfoque político a la asociación con la familia a superar las dificultades en la cooperación y trazar un camino que conduce a las dos instituciones para lograr sus objetivos hacia el aprendizaje de los estudiantes.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectEscuelaspa
dc.subjectInteracciónspa
dc.titleA interação família e escola no contexto da gestão escolarpor
dc.title.alternativeLa interacción entre familia y escuela en el contexto de la gestión de la escuelaspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho objetivou refletir sobre a importância da interação família e escola no processo de aprendizagem escolar. Para esse fim, analisou-se a participação da família na educação dos filhos, enumerado os fatores que exercem maior influência na interação entre a família e a escola. Também se buscou conhecer a ação da Escola Municipal Antônio de Godoy Bueno, localizada em Mormaço/RS, no processo de interação com a família e como ocorre a interação entre esses dois espaços educativos. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida através de questionários respondidos por 4 professores gestores, 1 diretor gestor, 4 pais e 4 alunos. Os dados do estudo foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. A partir da pesquisa constatou-se que há certo distanciamento entre escola e família e que ambas têm objetivos semelhantes e os papeis de cada um desses espaços educativos em determinados momentos se confundem. Nesse contexto, considera-se que cabe à escola adotar uma política de aproximação para em parceria com a família superem as dificuldades e em cooperação traçarem um caminho que leve as duas instituições a atingirem seus objetivos perante a aprendizagem discente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto