Educação profissional e tecnológica em um Brasil em transformação: o contexto histórico de implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Maria
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2017-08-11Metadatos
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A presente dissertação está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação
Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), unidade
integrante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Através dele pretende-se, com
base em pesquisas bibliográficas e análises documentais, refletir sobre o processo histórico
nacional e internacional que estimulou a implantação do ensino técnico na UFSM. Partir-se-á
do princípio da correlação dos fatos históricos, com base em autores do materialismo
histórico-dialético, para estabelecer reflexões sobre o quadro histórico que influiu na
implementação do ensino técnico no âmbito da UFSM, a primeira universidade federal
instalada do interior do Rio Grande do Sul, bem como, cotejando essa linha de pensamento
com outros pensadores representantes de outras linhas. As décadas de 1950 e 1960 foram
marcadas pela reordenação do modelo produtivo capitalista. Essa foi à época em que o Brasil
começou a sentir os efeitos da chamada “Revolução Verde”, ocorrida na segunda metade do
século XX, a qual estabeleceu novos parâmetros para a produção agrícola mundial, a partir da
alta mecanização das lavouras, aplicação de defensivos agrícolas, sementes e o emprego de
novas técnicas de cultivo. Foi também nesse contexto de polarização da “Guerra Fria”, que o
Brasil efetivamente definiu seu papel frente às novas demandas do capitalismo, do que
decorreu, por exemplo, o convênio “MEC-USAID” e o estabelecimento de novas diretrizes
educacionais. Este foi ainda, o período de implantação da ditadura civil-militar cujos
governos articularam os mecanismos para as novas relações entre capital e trabalho. Essa
pesquisa pretende refletir sobre esse complexo momento histórico, buscando (re)significar o
contexto da implantação do ensino profissional técnico de nível médio na UFSM à luz do
materialismo histórico.
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