O ensino de história no Proeja: reflexões sobre o ensino integrado pelo viés da formação omnilateral
Abstract
Esta dissertação de mestrado buscou refletir a inserção, configuração e desafios do ensino de História em cursos técnicos ofertados a partir da instituição do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Para cumprir este objetivo, primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico, situando histórica e conceitualmente temáticas relativas às modalidades Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto das demandas e formulações de políticas públicas educacionais brasileiras, assim como perspectivas sobre o ensino de História. Com base em referências teóricas propostas, buscou-se compreender como o ensino de História tem sido inserido nos cursos ofertados pelo referido Programa, de forma a destacar a relevância da produção de conhecimentos desta disciplina ao público do PROEJA, assim como os desafios e perspectivas que permeiam essa inserção. Para tal, foram investigadas duas instituições federais de educação profissional localizadas na região central do Rio Grande do Sul. Uma delas, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, constitui-se há mais de cinquenta anos como escola técnica vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. A outra instituição, o Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, foi criada a partir de políticas públicas recentes, as quais instituíram os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Em ambas as instituições, buscando ultrapassar os aspectos contidos na legislação que envolve o objeto desta pesquisa, foram ouvidos gestores, professores e alunos. A realização de entrevistas semiestruturadas com gestores pedagógicos e professores de história permitiu uma melhor compreensão da organização e das demandas advindas destes cursos, as quais afetam a organização do ensino da História. Aos alunos, foram aplicados questionários semiabertos que buscaram compreender a composição do público que acessa os cursos ofertados, assim como suas expectativas em relação aos mesmos, ao mundo do trabalho e ao ensino da História. Por fim, compreendeu-se que diversos desafios ainda permanecem para a efetivação do ensino integrado pelo viés da omnilateralidade, capaz de ultrapassar dicotomias históricas de nossa sociedade e, em específico, na constituição da Educação Profissional e Tecnológica. No entanto, o ensino de história pode se apresentar como um importante elemento para esta superação, pelo fato de oferecer suportes para a estruturação da consciência histórica.
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