Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorCassel, Cristiane Jonco
dc.date.accessioned2018-07-20T14:45:39Z
dc.date.available2018-07-20T14:45:39Z
dc.date.issued2011-03-02
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13871
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe misery is a blend of social vulnerability and a economic perspective, essential for understanding children with special educational needs in the context presented here. This perspective guides the study, conducted at the Instituto Estadual Padre Caetano. To illustrate this work and incite the theme is used short film called "Ilha das Flores" which focuses the problematic of whose live inside and by the trash. The choice is justified because the students are usually sons and daughters of trash scavengers’, living in a very poor area of Santa Maria city. The reflection is about how the social context of extreme poverty will reflect on the student and how the school manager sees this as a student. Considering that this student at the school still carries the stigma of special educational needs and has difficulties of social integration increased. Is necessary approach to the student through his reality, and only from this perspective educate, since personal experiments and experiences of student are critical on her education. Thinking education of students twice excluded is a hard work, and a challenge for the school manager to seek teaching strategies, becoming classroom an attractive environment. The work aims to help with that, exploring possibilities for creating new images from the reality of that student.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.subjectNecessidadespor
dc.subjectEducacionais especiaispor
dc.subjectMiserabilidadepor
dc.subjectSchool managereng
dc.subjectSocial exclusioneng
dc.subjectSpecial educational needseng
dc.subjectMiseryeng
dc.titleO gestor escolar frente ao aluno com necessidades educacionais especiais em situação de miserabilidadepor
dc.title.alternativeThe school manager face the student with special educational needs in social miserability situationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA miserabilidade é um misto da vulnerabilidade social com a perspectiva econômica, crucial para o entendimento da necessidade educacional especial no contexto aqui apresentado. Esta perspectiva guia o estudo, realizado no Instituto Estadual Padre Caetano. Para ilustrar o trabalho e incitar ao tema é utilizado um curta metragem denominado “Ilha das Flores” que foca a problemática daqueles que vivem de e no lixo. A escolha se justifica devido aos alunos serem em geral filhos e filhas de catadores, habitantes de uma zona muito pobre da cidade de Santa Maria. A reflexão se dá em torno de como esse contexto social de extrema pobreza e miserabilidade irá refletir no aluno e como o gestor vê este aluno. Esse, ao chegar à escola carrega ainda o estigma da necessidade educacional especial e tem dificuldades de inserção aumentadas. É necessário aproximar-se do aluno através de sua realidade, e somente a partir desta perspectiva educar, já que as experiências e vivências do aluno são decisivas na aprendizagem. Pensar a educação desses alunos duplamente excluídos é difícil, cabe ao gestor escolar buscar estratégias de ensino, para a sala de aula ser um ambiente atrativo. O trabalho visa colaborar nesse sentido, explorando possibilidades de criar novas imagens da realidade desse aluno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto