dc.contributor.advisor | Canto-Dorow, Thais Scotti do | |
dc.creator | Carvalho, Lizete | |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T15:27:01Z | |
dc.date.available | 2018-07-20T15:27:01Z | |
dc.date.issued | 2011-07 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13872 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to disseminate the technical work that is developed in the Social
Interest Social Programs of the Federal Government and that, although mandatory, is
still unknown to a large segment of society. It consists of a literature review organized
in four stages. The first presents a historical perspective on social inequalities in our
country recording the issues of rural exodus and mass migration to large cities, as
well as damage to the environment due to this phenomenon. The second step relates
the history of the Policy for Social Housing since its first actions, even in the period of
colonial Brazil, through the discussions of land ownership, the early twentieth
century, a time when there was much migration to urban centers, the creation of the
first agencies to deal with the housing deficit in Brazil, in 1964, culminating in 2003
with the creation of the Ministry of Cities where social development policies began to
be treated as priority issues in Government. The third step deals with the rise of
Social Work Technical, concept, description and it mandatory in public programs. In
conclusion, the study is the Environmental Education a mandatory target within the
Social Work Technician. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Política social | por |
dc.subject | Society | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Social policy | eng |
dc.title | Trabalho técnico social x meio ambiente nos programas habitacionais públicos brasileiros | por |
dc.title.alternative | Technical work social x environment in public housing brasilians | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo divulgar o Trabalho Técnico Social que é
desenvolvido nos Programas de Interesse Social do Governo Federal e que, apesar
de obrigatório, ainda é desconhecido por um grande segmento da sociedade.
Constitui-se de uma revisão teórica organizada em quatro etapas. A primeira
apresenta uma resenha histórica sobre as desigualdades sociais do nosso país
registrando as questões do êxodo rural e das migrações em massa para as grandes
metrópoles, bem como os danos causados ao meio-ambiente em função desse
fenômeno. A segunda etapa relata a trajetória da Política de Habitação de Interesse
Social desde as suas primeiras ações, ainda no período do Brasil Colônia, passando
pelas discussões da propriedade da terra, no início do século XX, época em que
houve grandes migrações para os centros urbanos. A partir daí, a criação dos
primeiros órgãos públicos a tratarem do déficit habitacional no Brasil, em 1964,
culminando em 2003, com a criação do Ministério das Cidades onde as políticas de
desenvolvimento social passaram a ser tratadas como prioridade nas questões de
Governo. A terceira etapa aborda o surgimento do Trabalho Técnico Social,
conceito, descrição e de sua obrigatoriedade nos Programas Públicos. Para concluir,
o estudo situa a Educação Ambiental como meta obrigatória dentro do Trabalho
Técnico Social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |