dc.creator | Teixeira, Emidio Gressler | |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T18:52:01Z | |
dc.date.available | 2018-07-23T18:52:01Z | |
dc.date.issued | 2018-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13888 | |
dc.description.abstract | One of the oldest and recurring dilemmas in the academic context of economic and
strategic management, and which motivates research in the most renowned
institutions around the globe, is the understanding of the characteristics and factors
that drive business success and perpetuity of organizations. Despite the complexity
involved in this issue, it is a fact that innovation is an indispensable condition for the
generation of new technologies, for the increase of productivity and, consequently, a
determining factor for the generation of competitive advantages for the companies and
for the economic progress of nations. Once innovation is understood as the
combination of productive means to generate a new or significantly improved product
(good or service), the management object becomes not the innovation itself, but the
organizational processes that generate these innovative results. In this sense, this
work is dedicated to analyzing how Brazilian service provider startups acquire, convert
and apply knowledge in these processes through a set of skills called Dynamic
Services Innovation Capabilities (DSICs) and, ultimately, in what way these capabilities
influence the performance of these businesses. This analysis is important because the
contemporary economy is both service economy and innovation economy and startups
are protagonists of this new era, given that the essence of its organizational model is
innovation. A total of 137 startups from all Brazilian regions were submitted to a
descriptive-exploratory research, following the model proposed by Janssen, Castaldi
and Alexiev (2016). As results of this study, it is firstly understood the profile of these
organizations and their managers. Then, the validity of the instrument for the searched
reality was verified. Finally, the results of the statistical analyzes indicate that the
DSICs and their dimensions are present in the startups, generally in a high degree,
and exert influence on the performance of the analyzed organizations, mainly in terms
of return on equity, profit, turnover and market share. However, unlike in the primary
study with a heterogeneous sample of organizations, the DSICs did not present
satisfactory relations with the startups revenue behavior, which leads to the
understanding that the presence of these capacities in this context is insufficient to
determine, for example, the specific performance of innovation. This result suggests
the existence of other antecedents that, in addition to DSICs, should influence the
performance of innovative products, which need to be analyzed in future studies. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Startups | eng |
dc.subject | Inovação de serviços | por |
dc.subject | Desempenho organizacional | por |
dc.subject | Capacidades dinâmicas | por |
dc.subject | Gestão de processos | por |
dc.subject | Innovation services | eng |
dc.subject | Organizational performance | eng |
dc.subject | Dynamic capabilities | eng |
dc.subject | Process management | eng |
dc.title | A influência das capacidades dinâmicas de inovação de serviços no desempenho de startups brasileiras | por |
dc.title.alternative | The influence of dynamic service innovation capabilities on the brazilian startups performance | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Um dos dilemas mais antigos e recorrentes no contexto acadêmico da gestão
econômica e estratégica, e que motiva pesquisas nas mais renomadas instituições ao
redor do globo, é a compreensão das características e fatores que impulsionam o
sucesso comercial e a perpetuidade das organizações. Apesar da complexidade que
envolve essa questão, sabe-se que a inovação é de fato uma condição sine qua non
para a geração de novas tecnologias, para o aumento de produtividade e,
consequentemente, fator determinante para a geração de vantagens competitivas
para as empresas e para o progresso econômico das nações. Uma vez que a inovação
é compreendida como a combinação de meios produtivos para gerar um produto (bem
ou serviço) novo ou significativamente melhorado, o objeto de gestão passa a ser, não
a inovação em si, mas os processos organizacionais que geram esses resultados
inovadores. Neste sentido, este trabalho dedica-se a analisar como startups
brasileiras provedoras de serviços adquirem, convertem e aplicam conhecimento
nestes processos por meio de um conjunto de competências denominado
Capacidades Dinâmicas de Inovação de Serviços (DSICs) e, em última instância, de
que forma estas capacidades influenciam o desempenho destes negócios. Esta
análise faz-se importante pois a economia contemporânea é ao mesmo tempo,
economia de serviços e economia de inovação e as startups são protagonistas desta
nova era, dado que a essência do seu modelo organizacional é a inovação.
Participaram desta pesquisa, 137 startups de todas as regiões brasileiras, as quais
foram submetidas a investigação descritivo-exploratória seguindo o modelo proposto
por Janssen, Castaldi e Alexiev (2016). Como resultados deste estudo, tem-se,
primeiramente, a compreensão do perfil destas organizações e seus gestores. Em
seguida, certificou-se a validade do instrumento para a realidade pesquisada. Por fim,
os resultados das análises estatísticas apontam que as DSICs e suas dimensões
estão presentes nas startups, geralmente em alto grau, e exercem influência sobre o
desempenho das organizações analisadas, principalmente em termos de retorno em
patrimônio líquido, lucro, volume de negócios e participação de mercado. Entretanto,
diferentemente do verificado no estudo primário com uma amostra heterogênea de
organizações, as DSICs não apresentaram relações satisfatórias com o
comportamento das receitas das startups, o que conduz ao entendimento de que a
presença destas capacidades neste contexto é insuficiente para determinar, por
exemplo, o desempenho específico de inovação. Esse resultado sugere a existência
de outros antecedentes que, somados as DSICs, devem influenciar o desempenho
dos produtos inovadores, os quais precisam ser analisados em estudos futuros. | por |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Gilnei Luiz de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6056533356349635 | por |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Luis Felipe Dias | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1074372911061770 | por |
dc.contributor.referee2 | Souza, Eda Castro Lucas de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0876899071218798 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5031695438504975 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |