Mostrar registro simples

dc.creatorTeixeira, Emidio Gressler
dc.date.accessioned2018-07-23T18:52:01Z
dc.date.available2018-07-23T18:52:01Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13888
dc.description.abstractOne of the oldest and recurring dilemmas in the academic context of economic and strategic management, and which motivates research in the most renowned institutions around the globe, is the understanding of the characteristics and factors that drive business success and perpetuity of organizations. Despite the complexity involved in this issue, it is a fact that innovation is an indispensable condition for the generation of new technologies, for the increase of productivity and, consequently, a determining factor for the generation of competitive advantages for the companies and for the economic progress of nations. Once innovation is understood as the combination of productive means to generate a new or significantly improved product (good or service), the management object becomes not the innovation itself, but the organizational processes that generate these innovative results. In this sense, this work is dedicated to analyzing how Brazilian service provider startups acquire, convert and apply knowledge in these processes through a set of skills called Dynamic Services Innovation Capabilities (DSICs) and, ultimately, in what way these capabilities influence the performance of these businesses. This analysis is important because the contemporary economy is both service economy and innovation economy and startups are protagonists of this new era, given that the essence of its organizational model is innovation. A total of 137 startups from all Brazilian regions were submitted to a descriptive-exploratory research, following the model proposed by Janssen, Castaldi and Alexiev (2016). As results of this study, it is firstly understood the profile of these organizations and their managers. Then, the validity of the instrument for the searched reality was verified. Finally, the results of the statistical analyzes indicate that the DSICs and their dimensions are present in the startups, generally in a high degree, and exert influence on the performance of the analyzed organizations, mainly in terms of return on equity, profit, turnover and market share. However, unlike in the primary study with a heterogeneous sample of organizations, the DSICs did not present satisfactory relations with the startups revenue behavior, which leads to the understanding that the presence of these capacities in this context is insufficient to determine, for example, the specific performance of innovation. This result suggests the existence of other antecedents that, in addition to DSICs, should influence the performance of innovative products, which need to be analyzed in future studies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectStartupseng
dc.subjectInovação de serviçospor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectCapacidades dinâmicaspor
dc.subjectGestão de processospor
dc.subjectInnovation serviceseng
dc.subjectOrganizational performanceeng
dc.subjectDynamic capabilitieseng
dc.subjectProcess managementeng
dc.titleA influência das capacidades dinâmicas de inovação de serviços no desempenho de startups brasileiraspor
dc.title.alternativeThe influence of dynamic service innovation capabilities on the brazilian startups performanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoUm dos dilemas mais antigos e recorrentes no contexto acadêmico da gestão econômica e estratégica, e que motiva pesquisas nas mais renomadas instituições ao redor do globo, é a compreensão das características e fatores que impulsionam o sucesso comercial e a perpetuidade das organizações. Apesar da complexidade que envolve essa questão, sabe-se que a inovação é de fato uma condição sine qua non para a geração de novas tecnologias, para o aumento de produtividade e, consequentemente, fator determinante para a geração de vantagens competitivas para as empresas e para o progresso econômico das nações. Uma vez que a inovação é compreendida como a combinação de meios produtivos para gerar um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, o objeto de gestão passa a ser, não a inovação em si, mas os processos organizacionais que geram esses resultados inovadores. Neste sentido, este trabalho dedica-se a analisar como startups brasileiras provedoras de serviços adquirem, convertem e aplicam conhecimento nestes processos por meio de um conjunto de competências denominado Capacidades Dinâmicas de Inovação de Serviços (DSICs) e, em última instância, de que forma estas capacidades influenciam o desempenho destes negócios. Esta análise faz-se importante pois a economia contemporânea é ao mesmo tempo, economia de serviços e economia de inovação e as startups são protagonistas desta nova era, dado que a essência do seu modelo organizacional é a inovação. Participaram desta pesquisa, 137 startups de todas as regiões brasileiras, as quais foram submetidas a investigação descritivo-exploratória seguindo o modelo proposto por Janssen, Castaldi e Alexiev (2016). Como resultados deste estudo, tem-se, primeiramente, a compreensão do perfil destas organizações e seus gestores. Em seguida, certificou-se a validade do instrumento para a realidade pesquisada. Por fim, os resultados das análises estatísticas apontam que as DSICs e suas dimensões estão presentes nas startups, geralmente em alto grau, e exercem influência sobre o desempenho das organizações analisadas, principalmente em termos de retorno em patrimônio líquido, lucro, volume de negócios e participação de mercado. Entretanto, diferentemente do verificado no estudo primário com uma amostra heterogênea de organizações, as DSICs não apresentaram relações satisfatórias com o comportamento das receitas das startups, o que conduz ao entendimento de que a presença destas capacidades neste contexto é insuficiente para determinar, por exemplo, o desempenho específico de inovação. Esse resultado sugere a existência de outros antecedentes que, somados as DSICs, devem influenciar o desempenho dos produtos inovadores, os quais precisam ser analisados em estudos futuros.por
dc.contributor.advisor1Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6056533356349635por
dc.contributor.referee1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.contributor.referee2Souza, Eda Castro Lucas de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0876899071218798por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5031695438504975por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International