dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Cardoso, Sandra Regina Borba | |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T14:44:07Z | |
dc.date.available | 2018-07-24T14:44:07Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13892 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present research demostrates as a problem to analyse in which manner
the Programa Bolsa Família contributes in the approval of its beneficiaries. This work
aims to develop the studies about the impact of the Programa Bolsa Família in the
education at school EBEEV in the county of de Santa Maria(RS). There was
developed a qualitative research of this kind of case study, in which the teacher
became a researcher observing aspects in his school context. Three teachers
participated of this work, and also the pedagogical coordination and ten EJA students
of EBEEV. As a methodological proceeding there was applied a questionnaire with
open questions that are used like a data collection instrument. The reflections
analyses show that the relevance of the Programa Bolsa Família in the sense to
colaborate in the educational performance of its beneficiaries. According to this
thought the EBEEV tries to offer to the beneficiaries of the program a support in
sense of including them in the educational context avoiding the social exclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Programa bolsa família | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Exclusão social | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Social exclusion | eng |
dc.title | O impacto do programa bolsa família na educação | por |
dc.title.alternative | The impact of the programa bolsa família in the education system | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como problema analisar em que medida o Programa
Bolsa Família contribui na aprovação dos seus beneficiários e tem como objetivo
desenvolver estudos sobre o impacto do Programa Bolsa Família na educação na
escola EBEEV no município de Santa Maria(RS). Para tanto desenvolveu-se uma
pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, em que o professor torna-se
pesquisador observando aspectos do seu contexto escolar, na qual participaram três
professores, coordenação pedagógica e dez alunos da EJA da EBEEV. Como
procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas, que
servem de instrumento de coleta de dados. As reflexões analisadas apontam para a
importância do Programa Bolsa Família no sentido de colaborar no desempenho
educacional de seus beneficiários. Em consonância com esse pensamento é que a
EBEEV busca oferecer aos beneficiários deste programa um apoio no sentido de
incluí-los no contexto educacional evitando assim sua exclusão social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |