dc.creator | Engel, Tiago Augusto | |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T21:39:24Z | |
dc.date.available | 2018-07-24T21:39:24Z | |
dc.date.issued | 2018-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13900 | |
dc.description.abstract | Rendering vegetation on virtual terrains is an important issue in computer graphics as plants
comprehend an integral part of natural landscapes. The main challenges are associated with
the complexity of natural ecosystems and the massive number of elements to distribute and
render. In particular, plant distribution is often pre-computed, imposing long iteration times
during editing and requiring considerable storage space. With the advances of modern GPUs,
it is possible to distribute plants at runtime. This dissertation presents a real-time framework
to populate virtual scenarios with grass, bushes, and trees. The framework is based on a viewdependent
data structure employed to request, manage and render plants dynamically. The
inputs of our system are the terrain heightmap and vector features representing natural and
human-made distribution constraints such as roads, rivers, and lakes. Based on textures derived
automatically from the input data, a GPU-based algorithm evaluates a set of placement rules to
determine the plant distributions. The elements generated are dynamically batched and rendered
using geometry instancing. The framework allows the quick population of vast terrains with a
small runtime overhead. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vegetação procedural | por |
dc.subject | Renderização | por |
dc.subject | Paisagens virtuais | por |
dc.subject | Dados vetoriais | por |
dc.subject | Procedural vegetation | eng |
dc.subject | Rendering | eng |
dc.subject | Virtual landscapes | eng |
dc.subject | Vector data | eng |
dc.title | Um framework para a distribuição e renderização de plantas em tempo-real para paisagens em larga escala | por |
dc.title.alternative | A framework for real-time distribution and rendering of plants on large-scale landscapes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A renderização de vegetação em terrenos virtuais é um problema importante em computação
gráfica pois as plantas compreendem uma parte predominante das paisagens naturais. Os principais
desafios técnicos estão associados à complexidade dos ecossistemas naturais e ao grande
número de elementos para distribuir e processar. Em particular, a distribuição de plantas é frequentemente
pré-computada, impondo longos tempos de iteração durante a edição e exigindo
considerável espaço de armazenamento. Com os avanços das GPUs modernas, é possível distribuir
as plantas em tempo de execução. Essa dissertação apresenta um framework em tempo-real
para preencher cenários virtuais com grama, arbustos e árvores. Ele é baseado em uma estrutura
de dados dependente da visão utilizada para solicitar, gerenciar e renderizar plantas dinamicamente.
As entradas do framework são o mapa de altura do terreno e os dados vetoriais que
representam restrições naturais e realizadas pelo homem que afetam a distribuição, tais como
como estradas, rios e lagos. Um algoritmo baseado em GPU avalia um conjunto de regras
de posicionamento utilizando texturas derivadas automaticamente dos dados de entrada para
determinar as distribuições de plantas. Os elementos gerados são agrupados e renderizados
dinamicamente utilizando instanciação de geometria em GPU. O framework permite a rápida
população de vastos terrenos com uma pequena sobrecarga de tempo de execução. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519764091092504 | por |
dc.contributor.referee1 | Comba, Joao Luiz Dihl | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0988994019537246 | por |
dc.contributor.referee2 | Rutzig, Mateus Beck | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5220540043911446 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7351683665223306 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |