Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorCavalheiro, Laísa Wociechoski
dc.date.accessioned2018-07-25T14:09:08Z
dc.date.available2018-07-25T14:09:08Z
dc.date.issued2011-07-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13903
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractStreams are environments susceptible to negative human impacts and must be preserved. The holistic environmental education, if it is contextualized and interdisciplinary, provides critical reflection on a community social and environmental issues, raises awareness and subsidies to individuals experience and knowledge aiming the conservation of natural resources. Thus, the analysis of degraded streams issues mediated by the Environmental Education in schools, general objective of this research, is necessary to raise awareness on students in order to preserve the streams. The specific objectives are: to propose strategies for critical reflection on degraded streams issues; to understand the importance of preserving water courses, developing a case study with first-year elementary students at the Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) about attitudes that can minimize negative impacts to degraded streams. The methodology consisted in the development of a study situation as a teaching contextual, investigative and questioning strategy, which provided practical experiences, including dynamic, ecological path and critical reflections focused on dialogical relations on degraded streams issues. Those activities took place from May to June 2011 and gave students opportunity to analyze and rethink their relationship with nature and posture upon the conservation of streams. This paper concludes that the study situations are significant strategies to approach the Environmental Education in schools and that work at EFA sensitized on students in order to preserve the integrity of stream ecosystems and protection of its biodiversity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRiachos degradadospor
dc.subjectSituação de estudopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDegraded streamseng
dc.subjectStudy situationeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleRiachos degradados: abordagem do problema na escola por meio da educação ambientalpor
dc.title.alternativeDegraded streams: addressing the problem at school through environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoOs riachos são ambientes suscetíveis a impactos antrópicos negativos e precisam ser preservados. A Educação Ambiental holística, se contextualizada e transdisciplinar, proporciona a reflexão crítica sobre as questões socioambientais de uma comunidade e subsídios à sensibilização dos sujeitos, por suas experiências e aprendizagens, à preservação dos recursos naturais. Assim, a análise das questões dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental nas escolas, objetivo geral desta pesquisa, é necessária à sensibilização dos estudantes à preservação dos riachos. Os objetivos específicos são: propor estratégias à reflexão crítica do tema riachos degradados; entender a importância da preservação dos cursos d’água; desenvolver um estudo de caso com estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) sobre atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. A metodologia empregada consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo como estratégia de ensino contextualizada, investigativa e questionadora, que possibilitou vivências práticas, entre as quais, dinâmica, trilha ecológica e reflexões críticas embasadas nas relações dialógicas sobre as questões dos riachos degradados. As atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos riachos. Conclui-se que as Situações de Estudo são estratégias significativas às abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA sensibilizaram os estudantes à preservação da integridade dos ecossistemas de riacho e à proteção da sua biodiversidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto