dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Cavalheiro, Laísa Wociechoski | |
dc.date.accessioned | 2018-07-25T14:09:08Z | |
dc.date.available | 2018-07-25T14:09:08Z | |
dc.date.issued | 2011-07-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13903 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Streams are environments susceptible to negative human impacts and must be
preserved. The holistic environmental education, if it is contextualized and
interdisciplinary, provides critical reflection on a community social and environmental
issues, raises awareness and subsidies to individuals experience and knowledge
aiming the conservation of natural resources. Thus, the analysis of degraded streams
issues mediated by the Environmental Education in schools, general objective of this
research, is necessary to raise awareness on students in order to preserve the
streams. The specific objectives are: to propose strategies for critical reflection on
degraded streams issues; to understand the importance of preserving water courses,
developing a case study with first-year elementary students at the Centro de
Educação Básica Francisco de Assis (EFA) about attitudes that can minimize
negative impacts to degraded streams. The methodology consisted in the
development of a study situation as a teaching contextual, investigative and
questioning strategy, which provided practical experiences, including dynamic,
ecological path and critical reflections focused on dialogical relations on degraded
streams issues. Those activities took place from May to June 2011 and gave
students opportunity to analyze and rethink their relationship with nature and posture
upon the conservation of streams. This paper concludes that the study situations are
significant strategies to approach the Environmental Education in schools and that
work at EFA sensitized on students in order to preserve the integrity of stream
ecosystems and protection of its biodiversity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Riachos degradados | por |
dc.subject | Situação de estudo | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Degraded streams | eng |
dc.subject | Study situation | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Riachos degradados: abordagem do problema na escola por meio da educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Degraded streams: addressing the problem at school through environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Os riachos são ambientes suscetíveis a impactos antrópicos negativos e precisam
ser preservados. A Educação Ambiental holística, se contextualizada e
transdisciplinar, proporciona a reflexão crítica sobre as questões socioambientais de
uma comunidade e subsídios à sensibilização dos sujeitos, por suas experiências e
aprendizagens, à preservação dos recursos naturais. Assim, a análise das questões
dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental nas escolas,
objetivo geral desta pesquisa, é necessária à sensibilização dos estudantes à
preservação dos riachos. Os objetivos específicos são: propor estratégias à reflexão
crítica do tema riachos degradados; entender a importância da preservação dos
cursos d’água; desenvolver um estudo de caso com estudantes do primeiro ano do
Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) sobre
atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. A metodologia
empregada consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo como
estratégia de ensino contextualizada, investigativa e questionadora, que possibilitou
vivências práticas, entre as quais, dinâmica, trilha ecológica e reflexões críticas
embasadas nas relações dialógicas sobre as questões dos riachos degradados. As
atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes
analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos
riachos. Conclui-se que as Situações de Estudo são estratégias significativas às
abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA
sensibilizaram os estudantes à preservação da integridade dos ecossistemas de
riacho e à proteção da sua biodiversidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |