dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Castro Júnior, Reginaldo de | |
dc.date.accessioned | 2018-07-25T15:24:15Z | |
dc.date.available | 2018-07-25T15:24:15Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13905 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This monograph presents the theme "democratic and participatory school
management." Did field research in the public school in Fortaleza, EMEIF A. R, with
the focus to investigate the role of school principal for the school management and
participatory democracy, a fundamental principle for developing a quality education
and good results in learning where teachers, staff, parents and students are an
integral part of this process of collective construction and collegial. The theoretical
literature sought to contribute to elucidate the concepts inherent quality education,
school management, participatory management in public schools, to identify possible
ways that the school principal and school leadership can develop commitment to the
school quality and with the democratic and participative management. Research in
EMEIF A. R, was carried out through observations and dialogues with the school
segments, but particularly the appropriation of information contained in the
documents: a national prize in reference to school management and research quality
in education SESI that directly obtained the participation of various school segments,
which were solid and reliable sources to carry out this research to the challenge of
producing scientific knowledge about the democratic and participatory school
management to the local public school. The work is divided into five chapters: quality
education, school management, skills for school managers practice a participative
and democratic school management, participatory management at the school and the
last chapter is the result of research on school management EMEIF A. R. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Diretor | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.subject | Director | eng |
dc.title | Os diretores e a gestão escolar democrática e participativa: um desafio para escolas da rede pública de Fortaleza | por |
dc.title.alternative | The directors and management school and participatory democratic: a challenge for public schools of the network of strength | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta à temática “gestão escolar democrática e participativa”.
Fiz a investigação de campo na escola pública de Fortaleza, EMEIF A. R, tendo o
foco investigar o papel do diretor escolar para a gestão da escola democrática e
participativa, princípio fundamental para desenvolver uma educação de qualidade e
bons resultados na aprendizagem onde professores, funcionários, pais e alunos, são
parte integrante desse processo de construção coletiva e colegiado. O levantamento
teórico buscou para elucidar conceitos inerentes a educação de qualidade, a gestão
escolar, a gestão participativa na escola pública, para definir possíveis caminhos que
o diretor escolar pode desenvolver como liderança escolar compromissada com a
escola de qualidade e com a gestão democrática e participativa. A investigação na
EMEIF A. R, realizou-se por meio de observações e diálogos com os segmentos
escolares, mas principalmente da apropriação das informações contidas nos
documentos: prêmio nacional em referência em gestão escolar e pesquisa SESI de
qualidade na educação, que diretamente obteve a participação dos diversos
segmentos escolares, que foram fontes confiáveis e sólidas para a realização desta
investigação científica para o desafio de produzir o conhecimento científico sobre a
gestão escolar democrática e participativa para a escola pública municipal. O
trabalho está dividido em cinco capítulos: educação de qualidade; a gestão escolar;
competências para os gestores escolares praticarem uma gestão escolar
participativa e democrática; gestão participativa na escola e o último capítulo é o
resultado da investigação da gestão escolar na EMEIF A. R. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |