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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorCastro Júnior, Reginaldo de
dc.date.accessioned2018-07-25T15:24:15Z
dc.date.available2018-07-25T15:24:15Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13905
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph presents the theme "democratic and participatory school management." Did field research in the public school in Fortaleza, EMEIF A. R, with the focus to investigate the role of school principal for the school management and participatory democracy, a fundamental principle for developing a quality education and good results in learning where teachers, staff, parents and students are an integral part of this process of collective construction and collegial. The theoretical literature sought to contribute to elucidate the concepts inherent quality education, school management, participatory management in public schools, to identify possible ways that the school principal and school leadership can develop commitment to the school quality and with the democratic and participative management. Research in EMEIF A. R, was carried out through observations and dialogues with the school segments, but particularly the appropriation of information contained in the documents: a national prize in reference to school management and research quality in education SESI that directly obtained the participation of various school segments, which were solid and reliable sources to carry out this research to the challenge of producing scientific knowledge about the democratic and participatory school management to the local public school. The work is divided into five chapters: quality education, school management, skills for school managers practice a participative and democratic school management, participatory management at the school and the last chapter is the result of research on school management EMEIF A. R.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectDirectoreng
dc.titleOs diretores e a gestão escolar democrática e participativa: um desafio para escolas da rede pública de Fortalezapor
dc.title.alternativeThe directors and management school and participatory democratic: a challenge for public schools of the network of strengtheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta à temática “gestão escolar democrática e participativa”. Fiz a investigação de campo na escola pública de Fortaleza, EMEIF A. R, tendo o foco investigar o papel do diretor escolar para a gestão da escola democrática e participativa, princípio fundamental para desenvolver uma educação de qualidade e bons resultados na aprendizagem onde professores, funcionários, pais e alunos, são parte integrante desse processo de construção coletiva e colegiado. O levantamento teórico buscou para elucidar conceitos inerentes a educação de qualidade, a gestão escolar, a gestão participativa na escola pública, para definir possíveis caminhos que o diretor escolar pode desenvolver como liderança escolar compromissada com a escola de qualidade e com a gestão democrática e participativa. A investigação na EMEIF A. R, realizou-se por meio de observações e diálogos com os segmentos escolares, mas principalmente da apropriação das informações contidas nos documentos: prêmio nacional em referência em gestão escolar e pesquisa SESI de qualidade na educação, que diretamente obteve a participação dos diversos segmentos escolares, que foram fontes confiáveis e sólidas para a realização desta investigação científica para o desafio de produzir o conhecimento científico sobre a gestão escolar democrática e participativa para a escola pública municipal. O trabalho está dividido em cinco capítulos: educação de qualidade; a gestão escolar; competências para os gestores escolares praticarem uma gestão escolar participativa e democrática; gestão participativa na escola e o último capítulo é o resultado da investigação da gestão escolar na EMEIF A. R.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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