Modelo de gestão integrada para o desenvolvimento de projetos em um grupo de pesquisa
Resumo
Os grupos de pesquisa acadêmicos são organizações que trabalham constantemente com a elaboração de projetos de pesquisa que resultam em monografias, dissertações, teses, artigos, registros de propriedade intelectual, entre outros, sendo importantes agentes da produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos do país. Diversos estudos revelam que essas organizações possuem um modo semelhante de funcionamento e enfrentam problemas que interferem na qualidade de suas produções. Sob este enfoque, apresenta-se neste trabalho um estudo de caso no Grupo de Pesquisa Projeto de Sistemas Técnicos (LPST) da Universidade Federal de Santa Maria – RS, com o intuito de analisar o ambiente organizacional e as práticas de projeto, de modo a identificar como pode ser melhorado o processo de desenvolvimento dos projetos de pesquisa do grupo. O diagnóstico organizacional realizado por meio de análises ambientais, questionários e observações, permitiu constatar que a falta de formalização dos processos e as falhas no gerenciamento dos projetos são algumas das principais dificuldades desta organização. A partir do diagnóstico, foi elaborado um modelo particular de gestão integrada para o desenvolvimento de projetos de pesquisa do grupo, apoiado no guia PMBOK (PMI, 2013) de gerenciamento de projetos e em metodologias da pesquisa. O modelo integra todos os aspectos relacionados aos projetos de pesquisa – ambientais, organizacionais, comunicacionais, culturais, etc. –, e sistematiza o processo em 4 fases: Planejamento, Qualificação, Execução e Encerramento. As fases são decompostas em 22 atividades, sendo uma delas uma ação constante de Monitoramento. Para cada fase e atividade são especificadas as entregas e práticas que precisam ser realizadas pelos estudantes, estabelecendo novos padrões de planejamento, execução e controle dos trabalhos. O modelo considera, também, os ativos organizacionais e as interações do estudante com o professor orientador e demais envolvidos com o projeto. Como ferramenta de difusão e aplicação do modelo no grupo, criou-se um Manual do Projeto de Pesquisa, um documento que reúne todas as informações e diretrizes do processo de projetos, contemplando, inclusive, as responsabilidades, comportamentos e boas práticas que permitirá guiar os estudantes para a elaboração das pesquisas com maior qualidade, segurança e autonomia. Assim, o modelo desenvolvido visa promover um processo de mudança organizacional no grupo LPST, onde todos os membros deverão adaptar-se à nova cultura de desenvolvimento e gerenciamento dos projetos de pesquisa, tendo como consequência o aumento da maturidade e da qualidade dos projetos. Ademais, frente aos benefícios do modelo na organização de pesquisa, depreende-se que este também poderá servir de apoio para promover melhorias em outros grupos de pesquisa acadêmicos.
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