Aplicativos de redes sociais: uso excessivo, preocupação cognitiva e consequências negativas
Abstract
Com a evolução da Web e a expansão dos sites de redes sociais, as novas tecnologias e dispositivos de informação móveis – smartphones, tablets, entre outros – apresentaram um constante crescimento nos últimos anos no Brasil e no mundo, criando uma nova possibilidade de trabalhar o acesso às informações móveis (F/NAZCA; SAATCHI; SAATCHI, 2013). Diante disso, a atual pesquisa baseou-se na adaptação do modelo teórico proposto por Zheng e Lee (2016), cujos autores utilizaram o Modelo de Uso Patológico de Internet (UPI) de Davis (2001) para examinar o processo sequencial de uso problemático de aplicativos de redes sociais. Foi operacionalizada uma pesquisa quantitativa e descritiva, com a coleta de dados realizada através da técnica survey junto a uma amostra de 340 jovens da Geração Z, sendo estudantes do ensino médio de três colégios da rede particular de Santa Maria/RS e do Instituto Federal Farroupilha - Campus de Júlio de Castilhos (IFFar/JC). O estudo apresentou como objetivo geral investigar o impacto do uso excessivo e da preocupação cognitiva nas consequências negativas do uso de aplicativos de redes sociais em jovens da Geração Z. Ao realizar a validação estatística e atestar a confiabilidade interna do modelo de pesquisa, evidenciou-se a formação de cinco fatores. Após, evidenciou-se que os fatores “uso e tensão” e preocupação cognitiva apresentam impacto positivo e significativo nas consequências negativas do uso dos aplicativos de redes sociais. A maior relação, revelando o maior impacto do modelo ocorreu entre o fator “uso e tensão” e o fator conflito entre tecnologia e vida social. O menor impacto foi encontrado entre os fatores preocupação cognitiva e conflito entre tecnologia e vida pessoal. Como contribuições teóricas, ressalta-se o aprofundamento e adaptação teórica do modelo de Zheng e Lee (2016), além da integração de um novo construto em sua mensuração. Para o ponto de vista prático, o estudo buscou proporcionar aos gestores escolares o conhecimento do comportamento dos jovens da Geração Z frente ao uso de aplicativos de redes sociais. Apesar das limitações evidenciadas, considera-se que a presente dissertação contribuiu para ampliação das pesquisas acerca do lado obscuro e consequências negativas do uso dos aplicativos de redes sociais, bem como, espera-se que possa servir como base e auxiliar na realização de estudos futuros sobre essa temática.
Collections
The following license files are associated with this item: