Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorCrespam, Zelir Ceribola
dc.date.accessioned2018-07-26T11:48:52Z
dc.date.available2018-07-26T11:48:52Z
dc.date.issued2011-12-05
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13914
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Epecialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyse the leadership style of the management team of a public school of Santa Maria, Rio Grande do Sul state, Brazil. As a research strategy was adopted action-research, a questionnaire was adapted from Lück’s studies as an instrument to data collection, whose respondents were teachers and school staff. In this sense, it was tried to investigate the ways in which the management team, formed by the Director, Vice-Directors, Supervisors, Advisors and Financial Agent, needs to improve in order to exercise leadership in the school more effectively. It was found, through analysis of answers to the questions proposed, that the actions of the management team may be perceived as a portrait of democratic management, emphasizing the importance placed on interpersonal relationships fostered in the environment of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstilos de liderançapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLeadership styleeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleAnálise do estilo de liderança da equipe diretiva de uma escola públicapor
dc.title.alternativeAnalysis of the leadership style of the management team of a public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo geral analisar o estilo de liderança da equipe diretiva de uma escola pública santamariense. Como estratégia de pesquisa adotouse a pesquisa-ação, sendo utilizado um questionário adaptado dos estudos de Lück como instrumento de coleta de dados, cujos respondentes foram professores e funcionários da escola. Neste sentido, buscou-se investigar os aspectos em que a equipe diretiva, formada pelo Diretor, Vice-diretores, Supervisores, Orientadores e Agente Financeiro, precisa melhorar a fim de poder exercer a liderança na escola com maior efetividade. Verificou-se, por meio da análise das respostas aos questionamentos propostos, que as ações da equipe diretiva podem ser percebidas como retrato de uma gestão democrática, enfatizando-se a importância dada às relações interpessoais promovidas no ambiente da comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto