dc.contributor.advisor | Pasquali, Ísis Samara Ruschel | |
dc.creator | Cardozo, Sandra Beatriz de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T13:56:59Z | |
dc.date.available | 2018-07-26T13:56:59Z | |
dc.date.issued | 2012-12-28 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13920 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study analyzes the perception presented by a population sample
regarding modified and natural landscape, aiming to test the landscape perception as
a tool to help in formal and informal environmental education. The stimulus to make
people notice their surroundings, with the modifications imposed by urban growth,
allows working with individual and collective sensitization, searching for a change in
the anti-ecological attitudes and unsustainable habits. Here this tool is tested so that
it can be used as a suggestion of Environmental Education practice at school and
informally as well, in order to provide a growth in the co responsibility feelings of the
population towards the environment. The investigation was conducted applying a
questionnaire to 120 (one hundred twenty) people at a shopping in the city of Santa
Maria. As the place is visited by every social class of the city mentioned it provides a
diversified population for the survey concerning education, age and financial status.
The questionnaire consisted of questions aiming to make the interviewees to explain
their preferences about the environment quality and their understanding about the
nowadays situation in Santa Maria in relation to urban forestry and cleaning. At the
end, using pictures of different landscapes, each participant pointed out his
preferences in relation to natural environments, modified or degraded, allowing the
interpretation conducted by this study, which tried to highlight the perception of the
population about the relation between landscape and life quality. In the end, it was
concluded that the interviewees understood the proposal and could relate the
environmental quality to the natural or little modified space, highlighting a great
number of environmental problems that influence the life quality of their relatives,
such as the wrong disposal of solid waste in urban areas and promenades, and the
bad up keeping of parks and leisure areas. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Percepção da paisagem | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Espaço urbano | por |
dc.subject | Qualidade de vida | por |
dc.subject | Landscape perception | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Urban space | eng |
dc.subject | Life quality | eng |
dc.title | Percepção da paisagem como ferramenta de sensibilização em auxílio à educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Landascape perception as a sensitizing tool to help in the environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O presente estudo se propôs a analisar a percepção de uma mostra da
população em relação a paisagens modificadas e naturais, no intuito de testar a
percepção da paisagem como uma ferramenta de auxílio à educação ambiental formal
ou informal. O estímulo de fazer com que as pessoas percebam seu entorno, com as
alterações que são impostas pelo crescimento urbano, permite trabalhar com a
sensibilização individual e coletiva, na busca de mudança de atitudes antiecológicas,
da transformação de hábitos insustentáveis. Busca-se testar essa ferramenta para que
sirva como uma sugestão de prática de Educação Ambiental na escola e no meio
informal, de maneira que se amplie o sentimento de corresponsabilidade da população
com o meio ambiente. A investigação se deu através da aplicação de um questionário
para 120 (cento e vinte) pessoas que circulavam em um Shopping na cidade de Santa
Maria, de forma que a mostra da população entrevistada fosse bem diversificada em
termos de estudo, idade e condições financeiras, já que o local é frequentado por
praticamente todas as classes sociais do município em questão. O questionário
consistiu de perguntas que buscaram levar o entrevistado a explanar preferências
quanto à qualidade ambiental e sua interpretação quanto à situação atual de Santa
Maria, em relação à arborização e limpeza urbana. Ao final, através de imagens de
diferentes paisagens, cada participante apontou preferências em relação a ambientes
naturais, modificados ou degradados, permitindo o trabalho de interpretação realizado
por este estudo, que buscou destacar impressões da população acerca da relação
entre paisagens e qualidade de vida. Ao final da pesquisa foi constatado que os
entrevistados entenderam a proposta e conseguiram relacionar a qualidade ambiental
com o meio natural ou pouco alterado, destacando inúmeros problemas ambientais,
que influenciam na qualidade de vida de seus familiares, como a deposição errônea de
resíduos sólidos em áreas e passeios urbanos e a má conservação de praças e áreas
de lazer. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |