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dc.contributor.advisorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.creatorCardozo, Sandra Beatriz de Andrade
dc.date.accessioned2018-07-26T13:56:59Z
dc.date.available2018-07-26T13:56:59Z
dc.date.issued2012-12-28
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13920
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study analyzes the perception presented by a population sample regarding modified and natural landscape, aiming to test the landscape perception as a tool to help in formal and informal environmental education. The stimulus to make people notice their surroundings, with the modifications imposed by urban growth, allows working with individual and collective sensitization, searching for a change in the anti-ecological attitudes and unsustainable habits. Here this tool is tested so that it can be used as a suggestion of Environmental Education practice at school and informally as well, in order to provide a growth in the co responsibility feelings of the population towards the environment. The investigation was conducted applying a questionnaire to 120 (one hundred twenty) people at a shopping in the city of Santa Maria. As the place is visited by every social class of the city mentioned it provides a diversified population for the survey concerning education, age and financial status. The questionnaire consisted of questions aiming to make the interviewees to explain their preferences about the environment quality and their understanding about the nowadays situation in Santa Maria in relation to urban forestry and cleaning. At the end, using pictures of different landscapes, each participant pointed out his preferences in relation to natural environments, modified or degraded, allowing the interpretation conducted by this study, which tried to highlight the perception of the population about the relation between landscape and life quality. In the end, it was concluded that the interviewees understood the proposal and could relate the environmental quality to the natural or little modified space, highlighting a great number of environmental problems that influence the life quality of their relatives, such as the wrong disposal of solid waste in urban areas and promenades, and the bad up keeping of parks and leisure areas.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPercepção da paisagempor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEspaço urbanopor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectLandscape perceptioneng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectUrban spaceeng
dc.subjectLife qualityeng
dc.titlePercepção da paisagem como ferramenta de sensibilização em auxílio à educação ambientalpor
dc.title.alternativeLandascape perception as a sensitizing tool to help in the environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente estudo se propôs a analisar a percepção de uma mostra da população em relação a paisagens modificadas e naturais, no intuito de testar a percepção da paisagem como uma ferramenta de auxílio à educação ambiental formal ou informal. O estímulo de fazer com que as pessoas percebam seu entorno, com as alterações que são impostas pelo crescimento urbano, permite trabalhar com a sensibilização individual e coletiva, na busca de mudança de atitudes antiecológicas, da transformação de hábitos insustentáveis. Busca-se testar essa ferramenta para que sirva como uma sugestão de prática de Educação Ambiental na escola e no meio informal, de maneira que se amplie o sentimento de corresponsabilidade da população com o meio ambiente. A investigação se deu através da aplicação de um questionário para 120 (cento e vinte) pessoas que circulavam em um Shopping na cidade de Santa Maria, de forma que a mostra da população entrevistada fosse bem diversificada em termos de estudo, idade e condições financeiras, já que o local é frequentado por praticamente todas as classes sociais do município em questão. O questionário consistiu de perguntas que buscaram levar o entrevistado a explanar preferências quanto à qualidade ambiental e sua interpretação quanto à situação atual de Santa Maria, em relação à arborização e limpeza urbana. Ao final, através de imagens de diferentes paisagens, cada participante apontou preferências em relação a ambientes naturais, modificados ou degradados, permitindo o trabalho de interpretação realizado por este estudo, que buscou destacar impressões da população acerca da relação entre paisagens e qualidade de vida. Ao final da pesquisa foi constatado que os entrevistados entenderam a proposta e conseguiram relacionar a qualidade ambiental com o meio natural ou pouco alterado, destacando inúmeros problemas ambientais, que influenciam na qualidade de vida de seus familiares, como a deposição errônea de resíduos sólidos em áreas e passeios urbanos e a má conservação de praças e áreas de lazer.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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