Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorBorges, Marina
dc.date.accessioned2018-07-26T14:33:22Z
dc.date.available2018-07-26T14:33:22Z
dc.date.issued2011-11-25
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13922
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present research is about Environmental Education and the teacher’s pedagogical praxis: a case study in elementary school. It investigated the concepts and pedagogical praxis of the educational professionals of the elementary school. This research also investigated the pedagogical practices of the teachers in relation to the Environmental Education; to emphasize the importance of the Environmental Education in the school context exposing to the community and to demonstrate the aspects of the issue of environment in the pedagogic praxis of the teacher. So it was possible to achieve a theorist discussion related to the effective environmental problems and the Environmental Education at school. This work was achieved through a study case, starting with the application of an open questionnaire to teachers of a teaching institution of Agudo county and it has as a reference the qualitative approach. It was verified that Environmental Education is nowadays one of the most effective manners to create forms of a sustainable relationship between men and the nature, these aspects appear in the observed school, so there are being realized work proposals in which the student can develop a conscience about all these facts and a reflection about the environmental issues. Then the Environmental Education at school will assume the fundamental function to promote the development of the awareness of students to achieve a better quality of life in the planet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPráxis pedagógicapor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPedagogical praxiseng
dc.subjectTo become awarenesseng
dc.titleEducação ambiental e a práxis pedagógica do professor: um estudo de caso no ensino fundamental no município de Agudo - RSpor
dc.title.alternativeEnviromental education and the theacher’s pedagogical praxis: study case at elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEssa pesquisa versa sobre a educação ambiental e a práxis pedagógica do professor: um estudo de caso no Ensino Fundamental no município de Agudo - RS. Buscou-se investigar as concepções e práticas pedagógicas, dos profissionais da educação, do Ensino Fundamental. Também coube investigar nessa pesquisa as práticas pedagógicas, dos professores, acerca da Educação Ambiental; destacar a importância da Educação Ambiental no contexto escolar levando à comunidade e apontar aspectos da questão ambiental na práxis pedagógica do professor. Assim, foi possível realizar uma discussão teórica acerca dos problemas ambientais vigentes e a Educação Ambiental na escola. Este trabalho se concretizou por meio de um estudo de caso, a partir da aplicação de um questionário aberto à professores de uma instituição de ensino do município de Agudo, tendo como referência a abordagem qualitativa Constatou-se que Educação Ambiental é hoje uma das maneiras mais eficazes para se criar formas de um relacionamento sustentável entre Homem e natureza, aspectos estes, que ficou claro nesta escola, pois está sendo realizada propostas de trabalhos em que o aluno possa desenvolver uma consciência de respeito e reflexão sobre questões ambientais. Dessa forma, a Educação Ambiental na escola poderá assumir papel fundamental para promover o desenvolvimento da conscientização dos estudantes para melhor qualidade de vida no planeta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto