dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Camillo, Camila Righi Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T15:28:18Z | |
dc.date.available | 2018-07-26T15:28:18Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13925 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | During the graduation at Special Education Cours, there were many indagations
related to the deafness, the Signal Language and the Deaf’s Education. In this
sense, I was attracted by the Social Imaginary Theory, trying to understand the
imaginary significances since the two dimensions: the instituted and the instituting,
finding subsidies in Cornelius Castoriadis’s works. The general objective of this
research is tok now the teachers’ imaginary significances in respect to deafness,
more specifically the aspects which involve the Deaf’s Education and that provide the
interactions between the Deaf and their pairs and between the Deaf and their
teachers. The methodology had as fundamentals the qualitative research which,
according to MINAYO (1998), enables to prepare a set of human expressions
present in the structures, in processes, in subjects and in the representations. The
collect of data was carried out through semi-structured interviews with the teachers
graduated in specific areas of the knowledge. These teachers actuate at Dr. Reinaldo
Fernando Cóser Special Education State School. In this way, the Social Imaginary
Theory allows that each teacher gives a meaning to the Deaf’s Education and to
his/her pedagogical practice. This is done starting from his/her experiences in his/her
perceiving way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Imaginário social | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Língua de sinais | por |
dc.subject | Social imaginary | eng |
dc.subject | Deaf’s education | eng |
dc.subject | Signal language | eng |
dc.title | O imaginário social do professor ouvinte da Escola Estadual de Educação Especial dr. Reinaldo Fernando Cóser em relação ao aluno surdo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | Durante o período de graduação, no curso de Educação Especial, muitos foram os
questionamentos em relação à surdez, à Língua de Sinais e à Educação de Surdos.
Nesse sentido, fui atraída pela teoria do Imaginário Social procurando compreender
as significações imaginárias a partir de duas dimensões: a instituída e a instituinte,
encontrando subsídios nos trabalhos de Cornelius Castoriadis. Esta pesquisa teve
como objetivo geral conhecer as significações imaginárias dos professores em
relação à surdez, mais especificamente, os aspectos que envolvem a Educação de
Surdos e que propiciam as interações entre os surdos e seus pares e entre os
surdos e seus professores. A metodologia teve como fundamentos a pesquisa
qualitativa que, segundo MINAYO (1998), possibilita perpassar o conjunto de
expressões humanas presentes nas estruturas, nos processos, nos sujeitos e nas
representações. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas
com os professores graduados em áreas específicas do conhecimento
que atuam na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser.
Dessa forma, a teoria do Imaginário Social permite que cada professor, no seu modo
de perceber o aluno surdo, partindo de suas experiências, dê um significado para a
Educação de Surdos e para sua prática pedagógica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |