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dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorCamillo, Camila Righi Medeiros
dc.date.accessioned2018-07-26T15:28:18Z
dc.date.available2018-07-26T15:28:18Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13925
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2005.por
dc.description.abstractDuring the graduation at Special Education Cours, there were many indagations related to the deafness, the Signal Language and the Deaf’s Education. In this sense, I was attracted by the Social Imaginary Theory, trying to understand the imaginary significances since the two dimensions: the instituted and the instituting, finding subsidies in Cornelius Castoriadis’s works. The general objective of this research is tok now the teachers’ imaginary significances in respect to deafness, more specifically the aspects which involve the Deaf’s Education and that provide the interactions between the Deaf and their pairs and between the Deaf and their teachers. The methodology had as fundamentals the qualitative research which, according to MINAYO (1998), enables to prepare a set of human expressions present in the structures, in processes, in subjects and in the representations. The collect of data was carried out through semi-structured interviews with the teachers graduated in specific areas of the knowledge. These teachers actuate at Dr. Reinaldo Fernando Cóser Special Education State School. In this way, the Social Imaginary Theory allows that each teacher gives a meaning to the Deaf’s Education and to his/her pedagogical practice. This is done starting from his/her experiences in his/her perceiving way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectImaginário socialpor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectSocial imaginaryeng
dc.subjectDeaf’s educationeng
dc.subjectSignal languageeng
dc.titleO imaginário social do professor ouvinte da Escola Estadual de Educação Especial dr. Reinaldo Fernando Cóser em relação ao aluno surdopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especialpor
dc.description.resumoDurante o período de graduação, no curso de Educação Especial, muitos foram os questionamentos em relação à surdez, à Língua de Sinais e à Educação de Surdos. Nesse sentido, fui atraída pela teoria do Imaginário Social procurando compreender as significações imaginárias a partir de duas dimensões: a instituída e a instituinte, encontrando subsídios nos trabalhos de Cornelius Castoriadis. Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer as significações imaginárias dos professores em relação à surdez, mais especificamente, os aspectos que envolvem a Educação de Surdos e que propiciam as interações entre os surdos e seus pares e entre os surdos e seus professores. A metodologia teve como fundamentos a pesquisa qualitativa que, segundo MINAYO (1998), possibilita perpassar o conjunto de expressões humanas presentes nas estruturas, nos processos, nos sujeitos e nas representações. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os professores graduados em áreas específicas do conhecimento que atuam na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser. Dessa forma, a teoria do Imaginário Social permite que cada professor, no seu modo de perceber o aluno surdo, partindo de suas experiências, dê um significado para a Educação de Surdos e para sua prática pedagógica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

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