dc.contributor.advisor | Rosito, Jumaida Maria | |
dc.creator | Copetti, Claudia Cristina | |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T13:52:42Z | |
dc.date.available | 2018-07-30T13:52:42Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13943 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, society sees on development and growing of industry the unlimited and
unrestricted use of natural resources, and as a consequence of this fact, we are
going through an economical, social and mainly environmental crisis. In this way, the
focus on school is a great challenge because it is the one which has the major
interventional power on society, and has as its main goal the education of conscious
well-behaved citizens in it. So, the objective of this work was a bibliographical survey
about the role of the Environmental Education at school as a form of transformation
and awareness of this issue. We have approached a brief history of this kind of
teaching and, its interdisciplinary role; its relevance and the new teacher/student
relationship that must be created to accomplish this new knowledge. In this way, we
can justify this work by the necessity to adapt education to environmental issues
because there is the need to join the knowledge of all subjects at school, in order to
develop basic values of preservation, changing of behavior, and the way they face
this matter, as well as, by taking concrete action upon these values. This
environmental education at school is a need, so that the students can take different
behavioral changes to our environment, being an example, and also spreading to
others the new acquired values as a way of multiplying action, by influencing other
generations. Educational activities must give priority to learning concepts and taking
attitude toward awareness, prevention, preservation, recuperation, and cooperation
to the environment improvement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.title | O papel da educação na conscientização ambiental: uma reflexão teórica sobre educação ambiental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A sociedade atual vê no desenvolvimento e crescimento industrial o uso ilimitado e
desenfreado dos recursos naturais e, como consequência disso, vive-se, hoje, uma
crise de ordem econômica, social e, principalmente, ambiental. Dessa forma,
focaliza-se, na escola, um grande desafio, pois esta tem potencial de intervenção na
sociedade e tem como meta a formação de cidadãos conscientes e com atitudes
adequadas perante a sociedade. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo a
realização de uma reflexão teórica sobre o papel da Educação na conscientização
Ambiental, como agente de transformação e conscientização para a questão
ambiental; foram abordadas questões como um breve histórico da implantação
dessa modalidade de ensino e seu caráter interdisciplinar, sua importância e a nova
relação professor/aluno, que deve ser estabelecida para o êxito desses novos
saberes. Com isso, pode-se dizer que o referido trabalho justifica-se pela
necessidade de adequar a educação às questões ambientais, pois é necessária uma
soma das partes, ou seja, uma soma de saberes em que todas as disciplinas
trabalhem juntas para desenvolver valores básicos de preservação, mudanças de
comportamento e de visão em relação a essa temática, como também, a prática de
ações concretas a partir desses valores. Pode-se concluir que a conscientização
pela educação ambiental, na escola, faz-se necessária para que os alunos
pratiquem mudanças comportamentais diferenciadas perante o nosso meio
ambiente, servindo como exemplo e divulgando aos demais os novos valores
adquiridos, fazendo dessa forma uma ação multiplicadora, sensibilizando outras
gerações. As atividades educacionais realizadas devem priorizar a aprendizagem de
conceitos e a adoção de atitudes relacionadas com a conscientização, prevenção,
preservação, recuperação e cooperação para a melhoria do meio ambiente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |