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dc.contributor.advisorRosito, Jumaida Maria
dc.creatorCopetti, Claudia Cristina
dc.date.accessioned2018-07-30T13:52:42Z
dc.date.available2018-07-30T13:52:42Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13943
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractNowadays, society sees on development and growing of industry the unlimited and unrestricted use of natural resources, and as a consequence of this fact, we are going through an economical, social and mainly environmental crisis. In this way, the focus on school is a great challenge because it is the one which has the major interventional power on society, and has as its main goal the education of conscious well-behaved citizens in it. So, the objective of this work was a bibliographical survey about the role of the Environmental Education at school as a form of transformation and awareness of this issue. We have approached a brief history of this kind of teaching and, its interdisciplinary role; its relevance and the new teacher/student relationship that must be created to accomplish this new knowledge. In this way, we can justify this work by the necessity to adapt education to environmental issues because there is the need to join the knowledge of all subjects at school, in order to develop basic values of preservation, changing of behavior, and the way they face this matter, as well as, by taking concrete action upon these values. This environmental education at school is a need, so that the students can take different behavioral changes to our environment, being an example, and also spreading to others the new acquired values as a way of multiplying action, by influencing other generations. Educational activities must give priority to learning concepts and taking attitude toward awareness, prevention, preservation, recuperation, and cooperation to the environment improvement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.titleO papel da educação na conscientização ambiental: uma reflexão teórica sobre educação ambientalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA sociedade atual vê no desenvolvimento e crescimento industrial o uso ilimitado e desenfreado dos recursos naturais e, como consequência disso, vive-se, hoje, uma crise de ordem econômica, social e, principalmente, ambiental. Dessa forma, focaliza-se, na escola, um grande desafio, pois esta tem potencial de intervenção na sociedade e tem como meta a formação de cidadãos conscientes e com atitudes adequadas perante a sociedade. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo a realização de uma reflexão teórica sobre o papel da Educação na conscientização Ambiental, como agente de transformação e conscientização para a questão ambiental; foram abordadas questões como um breve histórico da implantação dessa modalidade de ensino e seu caráter interdisciplinar, sua importância e a nova relação professor/aluno, que deve ser estabelecida para o êxito desses novos saberes. Com isso, pode-se dizer que o referido trabalho justifica-se pela necessidade de adequar a educação às questões ambientais, pois é necessária uma soma das partes, ou seja, uma soma de saberes em que todas as disciplinas trabalhem juntas para desenvolver valores básicos de preservação, mudanças de comportamento e de visão em relação a essa temática, como também, a prática de ações concretas a partir desses valores. Pode-se concluir que a conscientização pela educação ambiental, na escola, faz-se necessária para que os alunos pratiquem mudanças comportamentais diferenciadas perante o nosso meio ambiente, servindo como exemplo e divulgando aos demais os novos valores adquiridos, fazendo dessa forma uma ação multiplicadora, sensibilizando outras gerações. As atividades educacionais realizadas devem priorizar a aprendizagem de conceitos e a adoção de atitudes relacionadas com a conscientização, prevenção, preservação, recuperação e cooperação para a melhoria do meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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