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dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorCampagnolo, Camila
dc.date.accessioned2018-07-30T15:43:24Z
dc.date.available2018-07-30T15:43:24Z
dc.date.issued2012-03-02
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13947
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional,RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper develops a study of the educational assessments conducted by the State in public schools, seeing the indexes for the Brazilian education, being these the research objects, in the sense of understanding the effectiveness of the contribution to the educational manager work planning, questioning about the level of improvement in the quality of education after the results of Brazil Test. This discussion leads us to take into consideration that the assessments in their formats, are concepts that respond to an existing state model. For the analysis, it was developed a documentary research, at the Ministry of Education (MEC) and the National Institute for the Study and Research Anísio Teixeira (INEP) websites, looking for data and results of the Brazil Test from the last three years of assessment (2005 – 2007 – 2009) from four Brazilian schools, randomly chosen, with the similarity of being state schools, but from different states, in order to know the Brazilian variety in the issue. For the qualification of this work, it became necessary to conduct an interview with a manager of one of the four schools surveyed. From the data collected, it was found a discrepancy in results among the schools, thus revealing an evaluative model yet generic and not very effective for the work of the educational manager.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProva Brasilpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectGestor educacionalpor
dc.subjectProof of Brazileng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectEducational managereng
dc.titleA prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacionalpor
dc.title.alternativeThe proof Brazil and the question of quality at work of manager of educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolve um estudo acerca das avaliações educacionais realizadas pelo Estado nas escolas públicas, visando indicadores para a educação brasileira, sendo esses o objetivo da pesquisa, no sentido de compreender a eficácia da contribuição para o planejamento do trabalho do gestor educacional, problematizando acerca do nível de melhoria da qualidade do ensino pós os resultados da Prova Brasil. Essa discussão nos leva a considerar que as avaliações, em seus formatos, possuem concepções que respondem a um modelo estatal vigente. Para a análise, desenvolveu-se uma pesquisa documental, nos sites do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em busca de dados e resultados da Prova Brasil dos últimos três anos de avaliação (2005 – 2007 – 2009) de quatro escolas brasileiras, escolhidas aleatoriamente, com a semelhança de serem escolas estaduais, mas de diferentes estados, buscando conhecer a variedade brasileira nesse sentido. Para qualificação do trabalho, tornou-se necessária a realização de uma entrevista com uma gestora de uma das quatro escolas pesquisadas. A partir dos dados levantados, encontrou-se uma discrepância de resultados entre as escolas, desvelando-se assim um modelo avaliativo ainda genérico e pouco eficaz para o trabalho do gestor educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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