Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ivete Souza da
dc.creatorCampos, Lívia Maria de Oliveira
dc.date.accessioned2018-07-31T13:14:35Z
dc.date.available2018-07-31T13:14:35Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13958
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis composition investigates how the school managers, in the current context, are tied to enable the approximation between family and school, having as objectives: identify which are the possible strategies that allow the approximation of the family at school; check how the relationship family-school interferes in the learning process; and know what is the importance of family-school relationship in the educational process. This research is a qualitative study case that privileges as sources of information the semistructured interviews with teachers in the role of manager. To lay the foundations of the research some authors were used, as Castro (2002), Freire (1975, 1991); Libâneo (2007), Paro (1992, 1999, 2000), Piaget (1972, 2000). The data analysis turned possible to understand wich strategies managers employ to approach the student’s family with school, as well, to see that this approach provides significant benefits in the teaching-learning process. The purpose of this partnership so necessary and urgent, is build, through a conscious and planned intervention, opportunities for reflection and life experiences in an educational community. Strengthen, then, the need for managers to waive moments of their formation to reflect and reconstruct this important relationship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelação escola-famíliapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectFamily-school relationshipeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectFormationeng
dc.titleFamília e escola: uma aproximação necessária e urgentepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia investiga como os gestores escolares, no contexto atual, articulam-se para possibilitar a aproximação entre a família e a escola; tendo como objetivos específicos: identificar quais as possíveis estratégias que viabilizem a aproximação da família na escola; verificar como a relação família-escola interfere no processo ensino aprendizagem; e conhecer qual é a importância da relação família-escola no processo educacional. Tal pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso. Serão privilegiadas como fontes de informação a entrevista semiestruturada com professores na função de gestor. Para fundamentar a pesquisa, foram usados como autores principais: Castro (2002); Freire (1975, 1991); Libâneo (2007); Paro (1992, 1999, 2000); Piaget (1972, 2000). A análise dos dados possibilitou compreender quais estratégias os gestores utilizam para aproximação da família dos alunos com a escola, bem como, constatar que esta aproximação proporciona grandes benefícios no processo ensino-aprendizagem. O propósito desta parceria tão necessária e urgente, é que se construam, através de uma intervenção planejada e consciente, espaços de reflexão e experiências de vida, numa comunidade educativa. Reforça-se então a necessidade dos gestores dispensarem momentos de sua formação, para refletirem e reconstruírem essa relação importantíssima.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto