dc.contributor.advisor | Silva, Ivete Souza da | |
dc.creator | Campos, Lívia Maria de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-07-31T13:14:35Z | |
dc.date.available | 2018-07-31T13:14:35Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13958 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This composition investigates how the school managers, in the current context, are tied to enable the approximation between family and school, having as objectives: identify which are the possible strategies that allow the approximation of the family at school; check how the relationship family-school interferes in the learning process; and know what is the importance of family-school relationship in the educational process. This research is a qualitative study case that privileges as sources of information the semistructured interviews with teachers in the role of manager. To lay the foundations of the research some authors were used, as Castro (2002), Freire (1975, 1991); Libâneo (2007), Paro (1992, 1999, 2000), Piaget (1972, 2000). The data analysis turned possible to understand wich strategies managers employ to approach the student’s family with school, as well, to see that this approach provides significant benefits in the teaching-learning process. The purpose of this partnership so necessary and urgent, is build, through a conscious and planned intervention, opportunities for reflection and life experiences in an educational community. Strengthen, then, the need for managers to waive moments of their formation to reflect and reconstruct this important relationship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Relação escola-família | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Family-school relationship | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Formation | eng |
dc.title | Família e escola: uma aproximação necessária e urgente | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia investiga como os gestores escolares, no contexto atual, articulam-se para possibilitar a aproximação entre a família e a escola; tendo como objetivos específicos: identificar quais as possíveis estratégias que viabilizem a aproximação da família na escola; verificar como a relação família-escola interfere no processo ensino aprendizagem; e conhecer qual é a importância da relação família-escola no processo educacional. Tal pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso. Serão privilegiadas como fontes de informação a entrevista semiestruturada com professores na função de gestor. Para fundamentar a pesquisa, foram usados como autores principais: Castro (2002); Freire (1975, 1991); Libâneo (2007); Paro (1992, 1999, 2000); Piaget (1972, 2000). A análise dos dados possibilitou compreender quais estratégias os gestores utilizam para aproximação da família dos alunos com a escola, bem como, constatar que esta aproximação proporciona grandes benefícios no processo ensino-aprendizagem. O propósito desta parceria tão necessária e urgente, é que se construam, através de uma intervenção planejada e consciente, espaços de reflexão e experiências de vida, numa comunidade educativa. Reforça-se então a necessidade dos gestores dispensarem momentos de sua formação, para refletirem e reconstruírem essa relação importantíssima. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |