dc.contributor.advisor | Ilha, Franciele Roos da Silva | |
dc.creator | Canova, Maria Ester | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T12:13:55Z | |
dc.date.available | 2018-08-01T12:13:55Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13972 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD,RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aims to understand the family and school education in building values and boundaries, identifying challenges for management. The issue of lack of boundaries, the crisis of ethical and moral values and lack of educational paradigms is reflected in the context of the articulation of a global society in a liberal market model and an educational system that places the school in the heart of a dilemma: to care for indiscipline or take care of education? Parents teach values and establish rules of behavior for their children that should be repeated and charged early on. Unfortunately, the education of children and youth is being held more to the school, since parents are passing this responsibility to teachers. Here is a big challenge for school administrators who need to provide a quality education while they should form a citizen able to live constructively in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação familiar | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Limites | por |
dc.subject | Valores | por |
dc.subject | Family education | eng |
dc.subject | Discipline | eng |
dc.subject | Boundaries | eng |
dc.subject | Values | eng |
dc.title | Educação familiar e escolar na construção de valores e limites: um desafio à gestão | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo compreender a educação familiar e escolar na construção de valores e limites, identificando desafios para a gestão. A questão da falta de limites, da crise de valores éticos e morais e a ausência de paradigmas educacionais se reflete no contexto entre a articulação de uma sociedade globalizada num modelo mercantil liberal e um sistema educacional que coloca a escola no centro de um dilema: cuidar da indisciplina ou cuidar do ensino? Cabe aos pais ou responsáveis ensinar valores e estabelecer regras de comportamento para os filhos, que devem ser definidas desde muito cedo. Infelizmente, a educação da criança e do jovem está sendo realizada muito mais pela escola, uma vez que a família está repassando esta responsabilidade aos professores. Eis aí um grande desafio para os gestores escolares que precisam proporcionar um ensino de qualidade ao mesmo tempo em que devem formar um cidadão capaz de viver construtivamente em sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |