Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorCamurça, Ana Paula
dc.date.accessioned2018-08-01T14:35:48Z
dc.date.available2018-08-01T14:35:48Z
dc.date.issued2010-12-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13977
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph's main objective is trying to reduce truancy in the school X in the rural area in the city of Pacajus / CE, considering the performance of that school unit on the fact that we have witnessed and social exclusion is called truancy. We also consider some official plans that contribute to reduce the drop and we believe these actions, combined with the efforts made by the school community within a democratic management has been successful in this teaching unit. A dropout is an important issue and is part of the educational agenda of the authorities responsible for the conduct of public policy, plays a central role in the investigations of scholars worrying the leaders and teachers in schools, and is the deprivation of a constitutional right for students and their family. Anyway, this is a problem that afflicts all and is the object of discussion nationwide and worldwide. In presenting this work can raise some hypotheses about determinants of this problem and identify possible solutions to ameliorate it. Reflection on this theme will be the locus empirical reality experienced by the school, located in Curimatã, rural town of Pacajus - EC, the historic school, the testimony of teachers, staff and educational evaluation are considered in this study. Explanations based on factors internal to the school based on studies of BRANDÃO et al, (1983), ARROYO (1991)-LDB - Law of Directives and Basis of Education - Law No. 9394/96 of 20 December 1996, are documented in qualitative research based at the school. This monograph will support the teachers, as an attempt to minimize the complex problem of truancy in the public education system in Brazil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleBuscando alternativas para diminuir a evasão escolar: um estudo de caso em uma escola rural no município de Pacajus/CEpor
dc.title.alternativeSeeking alternatives to reduce school evasion in a democratic management of the school xeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como objetivo principal analisar a evasão escolar no âmbito da escola X na zona rural no Município de Pacajus/CE, considerando a atuação da referida unidade escolar quanto ao fato que presenciamos e se constitui na exclusão social chamada evasão escolar. Ao apresentar este trabalho podemos levantar hipóteses sobre alguns determinantes dessa problemática, bem como identificar possíveis soluções para amenizá-la.Consideramos ainda alguns planos oficiais que contribuem para diminuir a evasão e acreditamos que tais ações, conjugadas com os esforços empreendidos pela comunidade escolar dentro de uma gestão democrática tem sido bem sucedidos nesta unidade de ensino. A evasão escolar é um assunto importante e faz parte da agenda educacional das autoridades responsáveis pela condução das políticas públicas, ocupa lugar central nas investigações dos estudiosos preocupando a dirigentes e docentes no âmbito escolar, e é a privação de um direito constitucional para alunos e seus familiares. Enfim, trata-se de um problema que aflige a todos e é objeto de reflexão em âmbito nacional e mundial. A reflexão sobre esse tema terá como lócus empírico a realidade vivenciada pela Escola, localizada em Curimatã, zona rural da cidade de Pacajus - CE, o histórico da escola, os depoimentos dos professores, dos funcionários e a avaliação educacional são considerados neste estudo. As explicações a partir de fatores internos à escola com base nos estudos de BRANDÃO et al, (1983), de ARROYO(1991)-LDB – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – Lei, N° 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, estão documentadas na pesquisa qualitativa realizada com base na referida escola. Esta monografia servirá de apoio aos educadores, como uma tentativa de minimizar o complexo problema da evasão escolar no sistema de ensino público brasileiro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto