Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorCorrêa, Maria Salete Hoffschneider
dc.date.accessioned2018-08-01T15:03:25Z
dc.date.available2018-08-01T15:03:25Z
dc.date.issued2011-01-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13978
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especializacao em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph is characterized as a qualitative study of a social phenomenon called School Board. Its main objective is to analyze the proposal of democratic management under Law nº 3.226 of June 28, 2010, which provides for the creation of school councils in public schools in Sapucaia do Sul (RS). It is a bibliographic research centered on thinkers who, over the past 20 years, based their studies on democratic management from the 1988 Federal Constitution and the Law of Directives and Bases of National Education nº9394/96 as benchmarks for participation and autonomy. The study makes clear that the School Board is undoubtedly the main instrument of democratic management, in which the creation of specific spaces of dialogue and participation of all segments represented will make public schools of Sapucaia do Sul (RS) democratic in terms of their administrative, pedagogical and financial actions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleOs conselhos escolares no município de Sapucaia do Sul (RS) como proposta de gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe school boards in the city of SAPUCAIA do SUL as democratic management proposaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho de monografia se caracteriza como um estudo qualitativo de um fenômeno social que é o Conselho Escolar. Tem como objetivo geral analisar a proposta de gestão democrática prevista na Lei nº 3.226 de 28 de junho de 2010 que dispõe sobre a criação dos conselhos escolares nas escolas públicas municipais de Sapucaia do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica centrada em pensadores que ao longo dos últimos 20 anos basearam seus estudos na gestão democrática a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 como referenciais de participação e autonomia. O estudo torna claro que o Conselho Escolar é sem dúvida o principal instrumento da gestão democrática, onde criar espaços concretos de diálogo e de participação de todos os segmentos nele representados tornará as escolas públicas municipais de Sapucaia do Sul (RS) democráticas no que diz respeito as suas ações administrativas, pedagógicas e financeiras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto