dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Corrêa, Maria Salete Hoffschneider | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T15:03:25Z | |
dc.date.available | 2018-08-01T15:03:25Z | |
dc.date.issued | 2011-01-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13978 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especializacao em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This monograph is characterized as a qualitative study of a social phenomenon
called School Board. Its main objective is to analyze the proposal of democratic
management under Law nº 3.226 of June 28, 2010, which provides for the creation of
school councils in public schools in Sapucaia do Sul (RS). It is a bibliographic
research centered on thinkers who, over the past 20 years, based their studies on
democratic management from the 1988 Federal Constitution and the Law of
Directives and Bases of National Education nº9394/96 as benchmarks for
participation and autonomy. The study makes clear that the School Board is
undoubtedly the main instrument of democratic management, in which the creation of
specific spaces of dialogue and participation of all segments represented will make
public schools of Sapucaia do Sul (RS) democratic in terms of their administrative,
pedagogical and financial actions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | School board | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Os conselhos escolares no município de Sapucaia do Sul (RS) como proposta de gestão democrática | por |
dc.title.alternative | The school boards in the city of SAPUCAIA do SUL as democratic management proposal | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho de monografia se caracteriza como um estudo qualitativo de um
fenômeno social que é o Conselho Escolar. Tem como objetivo geral analisar a
proposta de gestão democrática prevista na Lei nº 3.226 de 28 de junho de 2010 que
dispõe sobre a criação dos conselhos escolares nas escolas públicas municipais de
Sapucaia do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica centrada em
pensadores que ao longo dos últimos 20 anos basearam seus estudos na gestão
democrática a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional nº 9394/96 como referenciais de participação e autonomia. O
estudo torna claro que o Conselho Escolar é sem dúvida o principal instrumento da
gestão democrática, onde criar espaços concretos de diálogo e de participação de
todos os segmentos nele representados tornará as escolas públicas municipais de
Sapucaia do Sul (RS) democráticas no que diz respeito as suas ações
administrativas, pedagógicas e financeiras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |