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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorColussi, Eliane de Avila
dc.date.accessioned2018-08-02T12:10:10Z
dc.date.available2018-08-02T12:10:10Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13987
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis work aims to investigate how the nine years’ elementary education expansion is being implemented and how the six years old children inclusion is being done at the Lívia Menna Barreta and Santa Helena municipal schools of elementary education in Santa Maria, Brazil. Based on the law n. 11.114/05, whereby it becomes mandatory to start elementary school at six years old and on the law n. 11.274/06, which regulates the nine years’ elementary education and guarantees to the six years old child the right to formal education, we seek to identify the difficulties encountered by managers during the implementation of this new policy, check if curricular changes are occurring to fit in this new structure, if there is an effective participation of the school community in this restructuring, if the managers are aware of the public policies and, if in this inclusion process, are being observed the physical, psychological, social and intellectual aspects of the child. For this purpose, the research was developed through a qualitative approach, bibliographical consultations and case studies. The data was obtained by questionnaires administered to managers (principal and teachers) of those schools. The research reveals that there is a need for greater knowledge by the school managers about the public policies that guides the elementary school’s expansion, for an effective implementation in the school management reorganization that will enable a greater participation of school community at the school decisions, the need of a political pedagogical project that beyond considering the legal requirements, will also achieve the educational precepts proposed by various segments of the school community and that is faced to the child. We know that the implications and pedagogical challenges to make this inclusion to happen are great, since we can’t just pass contents forward and activities traditionally worked in the first grade to six years old children, but there is a need to rethink the structure and school culture, performing a contextualized increase, focused on the skill development, training of citizens and a construction of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino fundamental de nove anospor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectElementary education of nine yearseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleAmpliação do ensino fundamental para nove anos e a inclusão aos seis anos de idadepor
dc.title.alternativeIncrease in the elementary education to nine years and inclusion of six years old childreneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar como está sendo implementada a ampliação do Ensino Fundamental de nove anos e como está sendo feita a inclusão da criança de seis anos de idade nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto e Santa Helena do município de Santa Maria. Com base na Lei n. 11.114/05, por meio da qual se torna obrigatório o início do Ensino Fundamental aos seis anos de idade, e a Lei n. 11.274/06, que regulamenta o Ensino Fundamental de nove e assegura à criança de seis anos de idade o direito à educação formal, busca-se identificar as dificuldades encontradas pelos gestores na implantação dessa nova política; verificar se estão ocorrendo alterações curriculares para adequação dessa nova estrutura; se está havendo a participação efetiva da comunidade escolar nessa reestruturação; se há conhecimento das políticas públicas por parte dos gestores e, se nesse processo de inclusão, estão sendo observados os aspectos físico, psicológico, social e intelectual da criança. Para tanto, essa investigação se desenvolveu por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, a partir da consulta de bibliografias e estudo de caso. Os dados foram obtidos mediante questionário aplicado aos gestores (direção e professores) das referidas escolas. A pesquisa revela que há necessidade de um conhecimento maior, por partes dos gestores das escolas, a respeito das políticas públicas que orientam a ampliação do Ensino Fundamental, para uma efetiva implementação; de reorganização na gestão escolar que venha a possibilitar uma maior participação da comunidade escolar nas decisões da escola; a necessidade de um projeto político pedagógico que, além de contemplar as exigências legais, venha a concretizar os preceitos pedagógicos propostos pelos diversos segmentos da comunidade escolar e que esteja voltado à criança. Sabe-se que grandes são as implicações e os desafios pedagógicos para que essa inclusão venha a obter os resultados almejados, pois não se pode apenas repassar conteúdos e atividades tradicionalmente trabalhadas na primeira série para as crianças de seis anos, mas há necessidade de um repensar na estrutura e cultura escolar, realizando assim uma ampliação contextualizada, focada no desenvolvimento de habilidades, na formação de cidadãos e na construção de conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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