dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Colussi, Eliane de Avila | |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T12:10:10Z | |
dc.date.available | 2018-08-02T12:10:10Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13987 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work aims to investigate how the nine years’ elementary education expansion is
being implemented and how the six years old children inclusion is being done at the
Lívia Menna Barreta and Santa Helena municipal schools of elementary education in
Santa Maria, Brazil. Based on the law n. 11.114/05, whereby it becomes mandatory
to start elementary school at six years old and on the law n. 11.274/06, which
regulates the nine years’ elementary education and guarantees to the six years old
child the right to formal education, we seek to identify the difficulties encountered by
managers during the implementation of this new policy, check if curricular changes
are occurring to fit in this new structure, if there is an effective participation of the
school community in this restructuring, if the managers are aware of the public
policies and, if in this inclusion process, are being observed the physical,
psychological, social and intellectual aspects of the child. For this purpose, the
research was developed through a qualitative approach, bibliographical consultations
and case studies. The data was obtained by questionnaires administered to
managers (principal and teachers) of those schools. The research reveals that there
is a need for greater knowledge by the school managers about the public policies
that guides the elementary school’s expansion, for an effective implementation in the
school management reorganization that will enable a greater participation of school
community at the school decisions, the need of a political pedagogical project that
beyond considering the legal requirements, will also achieve the educational
precepts proposed by various segments of the school community and that is faced to
the child. We know that the implications and pedagogical challenges to make this
inclusion to happen are great, since we can’t just pass contents forward and activities
traditionally worked in the first grade to six years old children, but there is a need to
rethink the structure and school culture, performing a contextualized increase,
focused on the skill development, training of citizens and a construction of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental de nove anos | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Elementary education of nine years | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Ampliação do ensino fundamental para nove anos e a inclusão aos seis anos de idade | por |
dc.title.alternative | Increase in the elementary education to nine years and inclusion of six years old children | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo investigar como está sendo implementada a
ampliação do Ensino Fundamental de nove anos e como está sendo feita a inclusão
da criança de seis anos de idade nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Lívia Menna Barreto e Santa Helena do município de Santa Maria. Com base na Lei
n. 11.114/05, por meio da qual se torna obrigatório o início do Ensino Fundamental
aos seis anos de idade, e a Lei n. 11.274/06, que regulamenta o Ensino
Fundamental de nove e assegura à criança de seis anos de idade o direito à
educação formal, busca-se identificar as dificuldades encontradas pelos gestores na
implantação dessa nova política; verificar se estão ocorrendo alterações curriculares
para adequação dessa nova estrutura; se está havendo a participação efetiva da
comunidade escolar nessa reestruturação; se há conhecimento das políticas
públicas por parte dos gestores e, se nesse processo de inclusão, estão sendo
observados os aspectos físico, psicológico, social e intelectual da criança. Para
tanto, essa investigação se desenvolveu por meio de uma abordagem metodológica
qualitativa, a partir da consulta de bibliografias e estudo de caso. Os dados foram
obtidos mediante questionário aplicado aos gestores (direção e professores) das
referidas escolas. A pesquisa revela que há necessidade de um conhecimento
maior, por partes dos gestores das escolas, a respeito das políticas públicas que
orientam a ampliação do Ensino Fundamental, para uma efetiva implementação; de
reorganização na gestão escolar que venha a possibilitar uma maior participação da
comunidade escolar nas decisões da escola; a necessidade de um projeto político
pedagógico que, além de contemplar as exigências legais, venha a concretizar os
preceitos pedagógicos propostos pelos diversos segmentos da comunidade escolar
e que esteja voltado à criança. Sabe-se que grandes são as implicações e os
desafios pedagógicos para que essa inclusão venha a obter os resultados
almejados, pois não se pode apenas repassar conteúdos e atividades
tradicionalmente trabalhadas na primeira série para as crianças de seis anos, mas
há necessidade de um repensar na estrutura e cultura escolar, realizando assim uma
ampliação contextualizada, focada no desenvolvimento de habilidades, na formação
de cidadãos e na construção de conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |