dc.contributor.advisor | Schwaab, Silvia Guareschi | |
dc.creator | Cunha, Carme Vera Rosa da | |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T13:05:45Z | |
dc.date.available | 2018-08-02T13:05:45Z | |
dc.date.issued | 2012-10-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13988 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The school management is a topic addressed in Brazilian education
historically, it relates to the school context. This study encompassed issues
pertaining to financial management practices and the importance of planning for
these practices. Having established the need for better knowledge management
practices and how the management team develops the plan developed research to
answer the following research question: What is the need for partnership between
school management and planning? To answer this question stands aimed at
investigating the importance of planning to be present in school management
practices and specific objectives as happens check the planning of school
management in a public school in the state; analyze the understanding of managers
on planning and on school management, school management planning and
conceptualizing; describe the contributions that the plan provides the management
team of the school investigated. The survey was configured as a field research
descriptive, qualitative approach. From the data analysis it was noticed that the
school is moving to a democratic management as soon as the school already
demonstrates concern for the community with actions that involve participatory
planning and shared decisions. Therefore, search happen as management practices
and planning helped understand more fully the context investigated, and analyze the
current trend of school management involves the development of management plans
and participatory-democratic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Planejamento e gestão escolar: uma parceria necessária | por |
dc.title.alternative | Planning and management education: a partnership required | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão escolar é uma temática historicamente abordada na educação
brasileira, a mesma relaciona-se ao contexto escolar. Este estudo abarcou questões
pertinentes ao exercício das práticas de gestão e a importância do planejamento
para essas práticas. Após constatar a necessidade de conhecer melhor as práticas
de gestão e como a equipe gestora desenvolve o planejamento desenvolveu-se a
pesquisa para responder o seguinte problema de pesquisa: Qual é a importância do
planejamento na gestão escolar? Para responder a esse questionamento destaca-se
como objetivo geral investigar a importância do planejamento estar presente nas
práticas de gestão escolar e como objetivos específicos verificar como acontece o
planejamento da gestão escolar em uma escola da rede pública estadual; analisar o
entendimento dos gestores sobre planejamento e sobre gestão escolar; conceituar
planejamento e gestão escolar; descrever as contribuições que o planejamento
proporciona à equipe de gestão da escola investigada. A pesquisa configurou-se
como uma pesquisa de campo descritiva, com abordagem qualitativa. A partir da
análise de dados percebeu-se que a escola está caminhando para uma gestão
democrática, logo que a escola já demonstra a preocupação com a coletividade,
com ações que envolvam planejamento participativo e com decisões
compartilhadas. Portanto, pesquisar como acontecem as práticas de gestão e
planejamento possibilitou conhecer com mais profundidade o contexto investigado e,
analisar que a tendência atual da gestão escolar envolve o desenvolvimento de
planejamentos e de gestão democrático-participativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |