Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchwaab, Silvia Guareschi
dc.creatorCunha, Carme Vera Rosa da
dc.date.accessioned2018-08-02T13:05:45Z
dc.date.available2018-08-02T13:05:45Z
dc.date.issued2012-10-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13988
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe school management is a topic addressed in Brazilian education historically, it relates to the school context. This study encompassed issues pertaining to financial management practices and the importance of planning for these practices. Having established the need for better knowledge management practices and how the management team develops the plan developed research to answer the following research question: What is the need for partnership between school management and planning? To answer this question stands aimed at investigating the importance of planning to be present in school management practices and specific objectives as happens check the planning of school management in a public school in the state; analyze the understanding of managers on planning and on school management, school management planning and conceptualizing; describe the contributions that the plan provides the management team of the school investigated. The survey was configured as a field research descriptive, qualitative approach. From the data analysis it was noticed that the school is moving to a democratic management as soon as the school already demonstrates concern for the community with actions that involve participatory planning and shared decisions. Therefore, search happen as management practices and planning helped understand more fully the context investigated, and analyze the current trend of school management involves the development of management plans and participatory-democratic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titlePlanejamento e gestão escolar: uma parceria necessáriapor
dc.title.alternativePlanning and management education: a partnership requiredeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão escolar é uma temática historicamente abordada na educação brasileira, a mesma relaciona-se ao contexto escolar. Este estudo abarcou questões pertinentes ao exercício das práticas de gestão e a importância do planejamento para essas práticas. Após constatar a necessidade de conhecer melhor as práticas de gestão e como a equipe gestora desenvolve o planejamento desenvolveu-se a pesquisa para responder o seguinte problema de pesquisa: Qual é a importância do planejamento na gestão escolar? Para responder a esse questionamento destaca-se como objetivo geral investigar a importância do planejamento estar presente nas práticas de gestão escolar e como objetivos específicos verificar como acontece o planejamento da gestão escolar em uma escola da rede pública estadual; analisar o entendimento dos gestores sobre planejamento e sobre gestão escolar; conceituar planejamento e gestão escolar; descrever as contribuições que o planejamento proporciona à equipe de gestão da escola investigada. A pesquisa configurou-se como uma pesquisa de campo descritiva, com abordagem qualitativa. A partir da análise de dados percebeu-se que a escola está caminhando para uma gestão democrática, logo que a escola já demonstra a preocupação com a coletividade, com ações que envolvam planejamento participativo e com decisões compartilhadas. Portanto, pesquisar como acontecem as práticas de gestão e planejamento possibilitou conhecer com mais profundidade o contexto investigado e, analisar que a tendência atual da gestão escolar envolve o desenvolvimento de planejamentos e de gestão democrático-participativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto