Representações de identidades pampeanas em programas documentais da região: intersecções entre cultura vivida e cultura registrada
Abstract
O presente estudo analisa as representações de identidades pampeanas a partir dos programas documentais contemporâneos A Linha Fria do Horizonte (Brasil, 2015), Pequeños Universos (Argentina, 2014) e Expreso Sur (Uruguai, 2015). Tais identidades pressupõem o reconhecimento de vínculos de pertença de ordem transnacional no espaço que compreende o Rio Grande do Sul - Brasil, o Uruguai e parte da Argentina – região equivalente ao bioma pampa. Contamos com o aporte teórico-metodológico dos estudos culturais para conectar as noções de cultura, identidade e representações a um percurso particular de investigação. Os pressupostos de Williams (2003) a respeito das dimensões de cultura vivida e de cultura registrada inspiram o desenvolvimento de um protocolo metodológico próprio para operacionalizar a análise cultural-midiática dos programas, combinado a concepções de Hall (1997a) acerca da articulação entre identidades/representações e o substrato cultural, bem como Casetti e Chio (1999) sobre análise textual. Em função do protocolo proposto, a pesquisa toma os textos audiovisuais enquanto parte da cultura registrada e recupera elementos da cultura vivida por informações contextuais sobre a região em foco. O percurso investigativo é conduzido pelos seguintes objetivos específicos: verificar as representações de identidades pampeanas em termos textuais nos programas documentais; mapear os contextos de produção dos programas, com destaque para o pampa, espaço de desenvolvimento das narrativas; e com base nos significados levantados na análise dos produtos midiáticos-culturais e nas informações contextuais, problematizar os processos de identidade e diferença mobilizados nos e pelos programas. O levantamento da cultura vivida inclui aspectos geográficos, históricos, sociais e demográficos da região; discussões sobre identidades regionais, enfocando especialmente a construção simbólica do tipo emblemático do gaucho/gaúcho, bem como as manifestações tradicionalistas no contexto; e o resgate de questões relativas ao período contemporâneo que afetam a realização dos programas documentais em investigação. As análises das três produções apontam para alguns sentidos partilhados por todas: a relação afetiva entre personagens e o local, o tratamento das fronteiras em perspectiva cultural e porosa, a predominância masculina nas representações e a menção à mistura de povos na formação regional, contrastada com a preponderância branca em personagens e imagens materializadas. Os programas divergem quanto a representações que apelam ao tradicional e ao imaginário rural, evocadas apenas em Pequeños Universos e Expreso Sur, e também em relação ao uso de argumentos de diferenciação do pampa ao restante do Brasil, recurso empregado somente em A Linha Fria do Horizonte. Em uma perspectiva não-essencialista de estudo das identidades representadas, nota-se a coexistência de sentidos de outras ordens de pertença, como identidades nacionais uruguaia e brasileira e identificações vinculadas ao estado do Rio Grande do Sul em perspectiva local e não transnacionacionalizante.
Collections
The following license files are associated with this item: