Gestão democrática e os desdobramentos da(s) política(s) de avaliação da educação básica: sentidos sobre qualidade do ensino
Resumo
Imbricada por políticas públicas educacionais, a gestão, dita democrática, reconfigura-se a partir de um apelo discursivo de qualidade, inscrevendo esta a ideia de medida, em que se observa uma nova dinâmica de gestão da educação no país. Há um jogo no processo de avaliação, logo, qualidade do ensino, que se coloca, mediante políticas de governo e ações/programas governamentais articulando-se e visando melhores resultados nas avaliações, a gestão escolar é desafiada a organizar e responsabilizar-se pela qualidade do ensino, e, com isso, o discurso é de que compete à escola, por meio da "autonomia" e "descentralização" posta, traçar projetos que viabilizem uma melhor qualidade da educação e uma melhor posição em rankings internacionais. Emergem daí, questões sobre a materialização de políticas de avaliação no espaço escolar, ou seja, o olhar para as conjunturas políticas é compreender seus desdobramentos tanto na macro (sistemas de ensino) como na micro (escola) gestão da educação. Assim, consideram-se os imbricamentos de políticas públicas de governo como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que reforça a utilização do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para avaliar e veicular a qualidade do ensino. Mediante os discursos de quatro professores/gestores escolares de duas instituições públicas de Educação Básica de Santa Maria/RS, verifica-se o caráter regulatório e impositivo à gestão escolar. Sublinha-se, então, que o sentido de democratização se fragiliza em alguns aspectos, mas que, também, há possibilidades de práticas contra¬hegemônicas visando uma democracia participativa, minimizando uma democracia representativa. Assim, a qualidade do ensino discorre pelas políticas de avaliação como podendo ser quantificável por meio de provas e nos discursos de gestores escolares maximiza-se uma dimensão de função e responsabilização social da escola para, aí sim, construir uma qualidade do ensino.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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