Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorCesar, Josiane Rodrigues Canto
dc.date.accessioned2018-08-06T13:25:31Z
dc.date.available2018-08-06T13:25:31Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14011
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractConsidering the importance of training in the process of consolidating democracy in school and the need to assess the scope of the proposals in this direction, we sought to examine how the graduates of the specialization in Educational Management UFSM have come to interpret and implement the knowledge built during this training. There was a qualitative research study of multicasos to understanding the facts and contextualize them. With the data collected through the questionnaire, the analysis process was accomplished by content analysis technique to collect and analyze documents relating the desired profile of democratic management and the reality investigated. Thus, it can be noted, that the training provided through the course of specialization in Educational Management enabled mainly the recognition of the teacher as the school manager, independent of the function performed in school, whereas in democratic management all teachers are managers of the school. This is a first step to participation in school management, an essential condition for democratization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectGraduateseng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleAs contribuições do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM para a compreensão e prática da gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe contributions of course management expertise in the educational ufsm for understanding and practice of management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando a importância da formação no processo de consolidação da democracia na escola e da necessidade de avaliação do alcance das propostas neste sentido, buscou-se analisar a forma como os egressos do curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM têm vindo a interpretar e implementar o conhecimento construído durante esta formação. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de multicasos entendendo-a como uma possibilidade de compreensão dos fatos, não deixando de contextualizá-los. De posse dos dados coletados através de questionário, o processo de análise deu-se a partir da técnica de análise de conteúdo, de modo a coletar e analisar os documentos que relacionam o perfil desejado do gestor democrático e a realidade investigada. Pode-se apontar que a formação proporcionada através do curso de especialização em Gestão Educacional possibilitou, principalmente, o reconhecimento do professor enquanto gestor escolar, independente da função desempenhada na escola, visto que na gestão democrática todos os sujeitos são gestores da escola. Esse é um primeiro passo para a participação na gestão escolar, condição essencial para a democratização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto