dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Cesar, Josiane Rodrigues Canto | |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T13:25:31Z | |
dc.date.available | 2018-08-06T13:25:31Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14011 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Considering the importance of training in the process of consolidating democracy in
school and the need to assess the scope of the proposals in this direction, we sought
to examine how the graduates of the specialization in Educational Management
UFSM have come to interpret and implement the knowledge built during this training.
There was a qualitative research study of multicasos to understanding the facts and
contextualize them. With the data collected through the questionnaire, the analysis
process was accomplished by content analysis technique to collect and analyze
documents relating the desired profile of democratic management and the reality
investigated. Thus, it can be noted, that the training provided through the course of
specialization in Educational Management enabled mainly the recognition of the
teacher as the school manager, independent of the function performed in school,
whereas in democratic management all teachers are managers of the school. This is
a first step to participation in school management, an essential condition for
democratization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Egressos | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Graduates | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | As contribuições do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM para a compreensão e prática da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The contributions of course management expertise in the educational ufsm for understanding and practice of management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Considerando a importância da formação no processo de consolidação da
democracia na escola e da necessidade de avaliação do alcance das propostas
neste sentido, buscou-se analisar a forma como os egressos do curso de
Especialização em Gestão Educacional da UFSM têm vindo a interpretar e
implementar o conhecimento construído durante esta formação. Realizou-se uma
pesquisa qualitativa do tipo estudo de multicasos entendendo-a como uma
possibilidade de compreensão dos fatos, não deixando de contextualizá-los. De
posse dos dados coletados através de questionário, o processo de análise deu-se a
partir da técnica de análise de conteúdo, de modo a coletar e analisar os
documentos que relacionam o perfil desejado do gestor democrático e a realidade
investigada. Pode-se apontar que a formação proporcionada através do curso de
especialização em Gestão Educacional possibilitou, principalmente, o
reconhecimento do professor enquanto gestor escolar, independente da função
desempenhada na escola, visto que na gestão democrática todos os sujeitos são
gestores da escola. Esse é um primeiro passo para a participação na gestão escolar,
condição essencial para a democratização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |