Projeção da difusão de sistemas fotovoltaicos em consumidores residenciais de baixa tensão
Resumo
Com o objetivo de potencializar o crescimento da Geração Distribuída (GD)
no setor residencial brasileiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
publicou Resoluções Normativas (RN), que estabelecem as condições gerais para o
acesso da GD aos sistemas de distribuição de energia elétrica. Através dessas RN,
o consumidor pode investir em um sistema próprio de geração, sendo a energia
solar a fonte mais promissora para GD em Baixa Tensão (BT), principalmente para
os consumidores residenciais. Para os estudos de planejamento do sistema, a
adoção da GD pelos consumidores residenciais introduz um fator de incerteza no
planejamento, pois a decisão em adquirir GD passa pelo juízo de subjetividade de
cada indivíduo. Nesse contexto, esta tese propõe uma nova metodologia para
projeção da difusão de sistemas fotovoltaicos em consumidores residenciais de BT
em duas dimensões: ao longo do tempo e ao longo do espaço, levando em conta
que a decisão do consumidor em adquirir aos sistemas fotovoltaicos depende de
diversos fatores, dentre os quais se propõe a divisão em cinco aspectos: econômico,
gestão, político, social e técnico. A partir da determinação das barreiras, a técnica de
dinâmica de sistemas, em conjunto com o modelo de Bass, é utilizada para realizar
a projeção dos sistemas fotovoltaicos ao longo do tempo. Desse modo, após a
distribuição ao longo do tempo, é modelada a propagação dos sistemas fotovoltaicos
ao longo do espaço. A metodologia desenvolvida pode ser usada no planejamento
estratégico e em politicas energéticas. Para avaliar o desempenho e a eficiência da
metodologia, foram testados diferentes cenários de projeção da difusão de sistemas
fotovoltaicos. Os resultados demonstram que a difusão dos sistemas fotovoltaicos
depende de diversos fatores, por exemplo, o preço dos sistemas fotovoltaicos, a
tarifa de energia elétrica, incentivos para adoção de sistemas fotovoltaicos
(financiamento, programas de incentivo, taxa de serviço, microcrédito, imposto de
importação, política de juros baixos e subsídio, tarifas feed-in, net metering e
campanhas de educação) e adoção por outros consumidores.
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