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dc.creatorFarias, Patrick Escalante
dc.date.accessioned2018-08-08T17:49:05Z
dc.date.available2018-08-08T17:49:05Z
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14035
dc.description.abstractThis work proposes a time-domain methodology to locate high impedance faults in overhead distribution systems. One of the innovative aspects of the method is the proposition of a single mathematical model to represent the different V x I curves generated during a high impedance fault in different types of soils. The feeder behavior is modeled by the distance of the fault, the network parameters and the currents and voltages measured at the substation. Therefore, the proposed method does not require the installation of any additional measurement equipment in the network. The feeder capacitances were also considered in the system model, making it closer to a real feeder. Another innovative aspect is the use of an artificial neural network to estimate the unknown parameters of the nonlinear equations that model the feeder behavior during high impedance faults. This network is trained continuously, and only after the fault starts, through the data generated by the own fault. Thus, it is not necessary to simulate several cases for the previous training of the network. The performance of the proposed method was evaluated in IEEE 34 node test feeder through the variation of soil type, fault incidence angles and load feeder. Furthermore, the influence of the current estimation methodology on the fault point was also evaluated. Finally, the performance of the method proposed was compared with another article recently presented. In general, in 86% of the cases tested, the algorithm obtained an error less than 2.5% in the estimation of the fault distance, and the maximum error obtained was 4%. In the comparative analysis with the other method, the proposed algorithm obtained better results in all cases tested, regardless of the soil type in which the fault occurred and its distance. The good results obtained, combined with its simplicity and low cost of implementation, make the method proposed in this work promising for the application in a real feeder.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLocalização de faltaspor
dc.subjectCurtos-circuitospor
dc.subjectAlta impedância de faltapor
dc.subjectRedes neuraispor
dc.subjectTreinamento continuopor
dc.subjectTensão no ponto de faltapor
dc.subjectFault locationeng
dc.subjectShort circuitseng
dc.subjectHigh impedance faulteng
dc.subjectNeural networkseng
dc.subjectContinuous trainingeng
dc.subjectVoltage at the Fault pointeng
dc.titleMétodo para estimação da distância de faltas de alta impedância em redes de distribuição de energia elétrica considerando diferentes tipos de solopor
dc.title.alternativeA distance estimation method for high impedance fault in distribution networks considering different types of soileng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsse trabalho propõe uma metodologia, desenvolvida no domínio do tempo, para localização de faltas de alta impedância em sistemas aéreos de distribuição de energia elétrica. Um dos aspectos inovadores do método é a proposição de um único modelo matemático para representar as diferentes curvas V x I geradas durante uma falta de alta impedância em diferentes tipos de solos. O comportamento do alimentador é equacionado em função da distância da falta, dos parâmetros da rede e das correntes e tensões medidas na subestação. Sendo assim, o método proposto não necessita da instalação de nenhum equipamento adicional de medição na rede. As capacitâncias do alimentador também foram consideradas no equacionamento da rede elétrica, tornando o modelo mais próximo de um alimentador real. Outro aspecto inovador é a utilização de uma rede neural artificial para estimação dos parâmetros desconhecidos das equações não lineares que modelam o comportamento do alimentador durante as faltas de alta impedância. Essa rede é treinada de forma continua, e somente após o início da falta, através dos dados gerados pela própria falta. Dessa maneira, não é necessário simular diversos casos para o treinamento prévio da rede. O desempenho do método proposto foi avaliado no sistema teste IEEE 34 barras através da variação do tipo de solo, do ângulo de incidência das faltas e do carregamento do alimentador. Além disso, a influência da metodologia de estimação da corrente no ponto de falta também foi avaliada. Por fim, o desempenho do método proposto nesse trabalho foi comparado com outro recentemente apresentado na literatura. De modo geral, em 86% dos casos testados o algoritmo obteve um erro inferior a 2,5% na estimação da distância da falta, sendo que o erro máximo obtido foi de 4%. Na análise comparativa com outro método, o algoritmo proposto obteve melhores resultados em todos os casos testados, independentemente do tipo de solo em que a falta incidiu e da sua distância. Os bons resultados obtidos, aliado a simplicidade e baixo custo de implementação, tornam o método proposto nesse trabalho promissor para a aplicação em um alimentador real.por
dc.contributor.advisor1Cardoso Junior, Ghendy
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6284386218725402por
dc.contributor.advisor-co1Morais, Adriano Peres de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780595038162903por
dc.contributor.referee1Oliveira, Aécio de Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3513022402512752por
dc.contributor.referee2Marchesan, Gustavo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254867243649147por
dc.contributor.referee3Bretas, Arturo Suman
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1115674574513907por
dc.contributor.referee4Moreto, Miguel
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4853832668516720por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5233936046441969por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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