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dc.contributor.advisorRitter, Francisco
dc.creatorFleig, Adriane
dc.date.accessioned2018-08-15T14:19:53Z
dc.date.available2018-08-15T14:19:53Z
dc.date.issued2018-07-03
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14048
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe objective of this work is the investigation of the evaluation processes about the substitutive services in mental health, the Centers of Psychosocial Attention (CAPS). The analysis of the results produced in the evaluations, evidence of the assistance practices of the last decades of implantation of Mental Health Policies, is added. The research methodology chosen is a review of the national literature. A total of 35 articles were selected for research carried out on the CAPS website. Compiled bibliometric data and methodologies used in the evaluations; the latter being detailed in research subjects, analytical references and results. Concentrated in the South and Southeast regions, researchers show preference for qualitative methods, conducting most Fourth Generation Reviews according to Guba and Lincoln. The information obtained was systematized through the evaluation areas proposed by Donabedian: structure, processes and results. The different authors pointed out some potentialities and innumerable weaknesses in the implementation and support of CAPS services. It is concluded that, despite the difficulties, the services remain effective. The practices of welcoming, bonding, co-responsibility and encouraging autonomy are perceived in a very positive way by users and family members. Among the management strategies to foster improvements, participatory evaluation methods, including managers, workers, users and family members, result in a broad scope and increase of adherence and commitment to the evaluation process and its results.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação de serviços de saúdepor
dc.subjectAvaliação de serviços de saúde mentalpor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectHealth services evaluationeng
dc.subjectEvaluation of mental health serviceseng
dc.subjectMental healtheng
dc.titleAvaliação de centros de atenção psicossocial, revisão de literatura nacionalpor
dc.title.alternativeEvaluation of psychosocial attention centers, review of national literatureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é a investigação dos processos avaliativos acerca dos serviços substitutivos em saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Acrescentam-se a análise dos resultados produzidos nas avaliações, evidências das práticas assistenciais das últimas décadas de implantação das Políticas de Saúde Mental. A metodologia de pesquisa escolhida trata-se de revisão de literatura nacional. Foram selecionados 35 artigos referentes a investigações feitas no sítio dos serviços CAPS. Compilados dados bibliométricos e metodologias utilizadas nas avaliações; sendo estas últimas detalhadas em sujeitos de investigação, referenciais analíticos e resultados. Concentrados nas regiões Sul e Sudeste, pesquisadores revelam preferência aos métodos qualitativos, realizando a maioria Avaliações de Quarta Geração segundo Guba e Lincoln. As informações obtidas foram sistematizadas através das áreas de avaliação propostas por Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os diferentes autores apontaram algumas potencialidades e inúmeras fragilidades na implantação e sustentação dos serviços CAPS. Conclui-se que, apesar das dificuldades, os serviços mantêm-se efetivos. As práticas de acolhimento, vínculo, corresponsabilização e estimulo à autonomia são percebidas de forma bastante positiva pelos usuários e familiares. Dentre as estratégias de gestão visando fomentar melhorias, os métodos de avaliação participativos, incluindo gestores, trabalhadores, usuários e familiares, resultam em abrangência da temática e aumento de adesão e comprometimento ao processo avaliativo e seus resultados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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